one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança jogando

Imagem:

Compartilhar:

Evento discute produção audiovisual voltada para público infanto-juvenil

Criado em 01/06/13 16h25 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Criança assiste à televisão
Criança assiste à televisão (Dave & Lorelle/Creative Commons)

São Paulo – A produção de conteúdos audiovisuais, digitais e interativos voltados ao público infanto-juvenil será o foco dos debates do ComKids 2013, que tem início hoje (1º), em São Paulo. O evento, que termina no dia 9 de junho, apresenta produções em línguas portuguesa e espanhola e pretende discutir, principalmente, a questão da qualidade do que é feito no cinema, nos games, na internet e na televisão para as crianças da América Latina. O evento conta com o patrocínio da TV Brasil.

“O ComKids é uma iniciativa voltada a uma série de atividades relacionadas com o fomento e a produção de conteúdos de qualidade para crianças e jovens. Estamos falando de audiovisual, games e de outras mídias digitais e interativas”, disse Beth Carmona, diretora-geral e editorial do evento, em entrevista à Agência Brasil.

O ComKids reúne quatro grandes atividades que ocorrem simultaneamente: a sexta edição do festival Prix Jeunesse Iberoamericano, a Mostra ComKids no Cinema, uma série de workshops e a Jornada de Negócios.

A primeira edição do festival Prix Jeunesse Iberoamericano ocorreu no Chile, em 2003. O festival é realizado nos anos ímpares e é uma competição entre conteúdos destinados a crianças e jovens da América Latina e Ibero-América e produzidos em português e espanhol. “Esse festival é uma competição. Vamos exibir 86 programas audiovisuais previamente inscritos e selecionados”, explicou Beth Carmona. O festival será realizado nas salas do Sesc Consolação, no Goethe-Institut e no Cinesesc e contará com conteúdos do Brasil, da Argentina, Colômbia, do México, Chile, da Espanha, do Uruguai, de Cuba e Portugal.

Entre os dias 4 e 7 de junho, escritores, diretores, roteiristas, produtores, educadores, agentes sociais, conteudistas e pessoas que trabalham com mídia para crianças terão espaço para debater os conteúdos apresentados. Para isso, no entanto, é preciso fazer uma pré-inscrição por meio do site www.prixjeunesseiberoamericano.com.br. “É um festival de caráter formativo. Estamos buscando qualidade e estamos premiando essa qualidade. Ao final de cada dia é feita uma votação”, disse. No dia 8 de junho, será realizada a festa de premiação do festival, no Cinesesc.

Por antecipação, na categoria games, o estudante da Escola da Vila, de São Paulo, Antonio Pedrosa Ferreira, sob orientação da professora Helena Andrade Mendonça, vai ser premiado com uma menção honrosa pelo pré-juri do festival pela criação de um jogo chamado Labirinto Bomba. "Nosso júri ficou super emocionado em ver toda a criatividade e destreza do menino e vamos dar uma menção-honrosa a ele", destacou Beth.

A segunda atividade é a Mostra ComKids no Cinema, que começa neste final de semana e é aberta ao público, de forma gratuita. “Essa mostra acontece nos dias 1º e 2 de junho e 8 e 9 de junho, às 14h, no Espaço Itaú de Cinema (da Rua Augusta e do Shopping Frei Caneca)”, lembrou Beth. A mostra apresenta programas que foram premiados em todo o mundo. Todos os filmes são dublados. “São programas de forte impacto que tratam a criança de uma maneira bastante próxima ao seu universo”, acrescentou.

Também estão programados workshops para formação e especialização de profissionais que se dedicam à produção de mídia para o público infanto-juvenil. A atividade está marcada para os dias 4 e 6 de junho no Sesc Consolação e no Senac Consolação.

A última atividade é a Jornada de Negócios, que será realizada em parceria com o Fórum Brasil de Televisão e ocorrerá no Espaço de Convenções Frei Caneca, no dia 5 de junho. Duas mesas de debates, relacionadas à criatividade e inovação na produção de séries para crianças e aos desafios na produção de conteúdo para esse público, serão realizadas no local, com a presença de convidados internacionais. “Vamos discutir o Brasil e a América Latina e seu posicionamento como produtor e criador de conteúdos infantis”, disse Beth. As inscrições para essa atividade podem ser feitas por meio do site www.forumbrasiltv.com.br.

Para Beth Carmona, o Brasil tem evoluído na produção de conteúdos, mas ainda é preciso garantir mais programas infantis na grade das emissoras nacionais, principalmente nos canais abertos. “Evoluímos bastante com uma série de legislações e facilitações. Mas ainda vemos pouco a criança brasileira na tela, como a gente gostaria – e, principalmente, a criança do Norte-Sul e Leste-Oeste. Poderíamos também começar a comprar ou receber programas feitos na Argentina, Colômbia e no Chile e não só nos Estados Unidos”, disse.

“Países que hoje dão atenção a essa questão [da produção de conteúdos para o público infantil] estão investindo na formação de identidade cultural e educacional de suas crianças de forma mais ampla. Hoje não existe nenhum caminho para a educação e para a cultura que não passe pelo audiovisual ou pelos meios digitais”, destacou Beth.  

A programação do evento pode ser consultada pelo site www.comkids.com.br

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário