one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Documentário sobre a contribuição da capoeira para a identidade cultural do país é lançado

Imagem:

Compartilhar:

GDF cria colegiados setoriais para incentivar as manifestações culturais

Criado em 25/07/13 07h51 e atualizado em 07/07/16 14h59
Por Agência Brasil Edição:José Romildo

Brasília - O Governo do Distrito Federal determinou a criação de colegiados setoriais da cultura que se destinarão a definir políticas públicas para vários segmentos, como dança, o teatro, a música, a literatura e as artes visuais. Pela portaria, publicada no Diário Oficial do DF, o governo determina que os colegiados devem organizar, propor e debater políticas públicas e diretrizes específicas para a cultura afro-brasileira. Em duas semanas, serão eleitos os integrantes dos colegiados.

Reunião preliminar ocorreu ontem (24) entre o secretário adjunto de Cultura do Distrito Federal, Miguel Ribeiro, e a produtora cultural Alexandra Capone, da organização não governamental Latinidades. Foram convidados representantes de vários segmentos culturais, mas eles não compareceram à reunião. A ideia é buscar alternativas de combate ao racismo, sexismo e em favor da promoção da igualdade racial.

Leia também no Portal EBC:

Entenda o que é a desmilitarização da polícia

Confira aplicativo com banco de questões do Enem

Campanha por prisão de nazistas é lançada na Alemanha

Alexandra Capone defendeu esforço conjunto para adotar medidas de estímulo e apoio à cultura afro-brasileira. "O objetivo do colegiado setorial é construir políticas públicas e outras linhas de fomento e incentivo à cultura afro-brasileira, mapeando um plano setorial para cada tipo de linguagem", disse Alexandra Capone referindo-se às áreas artísticas que serão abordadas desde dança à literatura.

Alexandra Capone ressaltou que é fundamental respeitar as peculiaridades da cultura afro-brasileira, como os terreiros de religiões de origem africana. Alexandra Capone lembrou que a manutenção de um terreiro, por exemplo, é diferente de uma banda ou companhia de música. "Há [infelizmente] no Brasil um gargalo histórico no que diz respeito ao reconhecimento e a valorização da cultura negra e suas diversas manifestações artísticas", disse ela.

Edição: José Romildo
 


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário