one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homens participam de gravação de filme

Imagem:

Compartilhar:

Quinta edição do projeto audiovisual Revelando os Brasis é aberta nesta segunda-feira

Criado em 22/07/13 15h26 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

Brasília – Moradores de municípios com até 20 mil habitantes podem participar da 5ª edição do projeto Revelando os Brasis. Histórias reais ou inventadas serão selecionadas para a realização de curtas-metragens. Poderão participar do projeto pessoas acima de 18 anos e que tenham interesse em audiovisual. As inscrições começaram hoje (22) e se encerram no dia 30 de setembro.

Ao todo, quatro mil municípios estão habilitados para o projeto Revelando os Brasis. Em entrevista à Agência Brasil a coordenadora do projeto e diretora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg, disse que o objetivo de limitar a participação às cidades com até 20 mil habitantes é “iniciar um processo de produção de filmes nas pequenas cidades brasileiras, porque a maioria não tem cinema e não tem equipamentos disponíveis”. Para ela, “o projeto atinge grande parte de brasileiros que tem pouca oportunidade de participar de cursos de audiovisual e produzir seus próprios vídeos”.

Segundo Beatriz os participantes não concorrem com municípios grandes, que têm facilidade de acesso a cursos e equipamentos. Ela acrescentou que a proposta é inserir “a linguagem de cinema para pessoas sem experiência”. A coordenadora do projeto disse, ainda, que essas pessoas não concorrem com municípios mais favoráveis ao audiovisual e, por isso, têm oportunidade de vivenciar e realizar a produção de um curta. É um estímulo para que mais pessoas contem as suas histórias e façam um vídeo”.

A coordenadora ressaltou que os temas dos curtas-metragens poderão ser reais ou inventados. Ela disse que tem recebido muitas histórias de personagens da cidade, de fatos históricos, lendas, casos locais, além de histórias simplesmente de ficção. Toda a produção do filme – autor, equipe e elenco - será formada por moradores das cidades e profissionais que vão operar os equipamentos.

O concurso tem cinco etapas: inscrição, seleção, oficinas, gravação de vídeos e circuitos de exibição. Os autores das 40 histórias selecionadas passarão 15 dias no Rio de Janeiro, para realizar um curso de produção audiovisual. Feito isso, eles retornarão à seus municípios para produzir o curta-metragem com até 15 minutos de duração.

O formulário de inscrição e o regulamento podem ser feitas visualizados pelo site http://www.revelandoosbrasis.com.br. A realização é do Instituto Marlin Azul, em parceria com o Canal Futura, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o apoio da TV Brasil.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário