one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


tombamento maracanã aldeia museu do índio

Imagem:

Compartilhar:

Iphan vai avaliar tombamento de instalações ao redor do Maracanã

Criado em 15/08/13 20h07 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Marcelo Brandão Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – Em encontro com a comissão que defende o tombamento das instalações ao redor do estádio do Maracanã, a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, prometeu analisar o caso. O grupo também pediu à presidenta que o instituto revogue a autorização de demolir a área, emitida pela superintendência do Iphan no Rio de Janeiro.

André Ordacgy, representante da Defensoria Pública da União e membro da comissão, avaliou como positiva a decisão da analisar o caso. “Ela [a presidenta do Iphan] anunciou que já foi instaurado procedimento para apurar se o tombamento é necessário ou não, o que a gente entende como uma excelente notícia”.

Ordacgy disse também que a autorização de demolir não tem mais fundamento, uma vez que o governador do estado voltou atrás e anunciou a manutenção do local. Com o anúncio da presidenta, o Iphan vai rever o processo de tombamento do Maracanã e avaliar a inclusão ou não da área em volta, que compreende o Estádio de Atletismo Célio de Barros, o Parque Aquático Júlio de Lamare, a Escola Municipal Friedenreich e o antigo Museu do Índio, atualmente a Aldeia Maracanã.

A comissão é formada por representantes da Defensoria Pública da União, atletas e usuários das instalações, além de representantes da sociedade civil organizada. O grupo deseja o tombamento em âmbito federal de toda a área. De acordo com Ordacgy, a medida garantiria em definitivo a preservação.

No último dia 12, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, determinou o tombamento da Escola Friedenreich e da Aldeia Maracanã, mas o tombamento municipal já havia ocorrido em 2006 e revogado em 2012. “Como medida de salvaguarda, recorremos ao Iphan nacional para acabar com esse tomba e destomba, de acordo com a conveniência dos interesses políticos locais”, explicou o representante da comissão.

A partir de agora, a situação do Complexo Maracanã será analisada por técnicos do instituto e, caso haja parecer favorável ao tombamento de toda a área, a decisão final será levada ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan. O conselho é composto por membros da sociedade civil e também do governo, como, por exemplo, os ministérios do Turismo, da Educação e das Cidades e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário