one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova sede do Museu da USP fica no Parque Ibirapuera. Estreia tem as mostras "Quando o Brasil Amanhecia – A Primeira Missa no Brasil vista por Vítor Meireles e Candido Portinari", e Portinari e os painéis da Capela Mayrink

Imagem:

Compartilhar:

Relação entre museus e mudança social é discutida com especialistas britânicos no Rio

Criado em 10/08/13 13h42 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Paulo Virgilio Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O British Council, organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais, participa da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (Icom) com quatro especialistas na relação entre os museus e a mudança social, tema principal do encontro que começa hoje (10) na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Para esse intercâmbio, que vai além da conferência, o British Council criou um programa de desenvolvimento de museus, o Transform, fruto dos vínculos olímpicos que se estabeleceram entre Londres, que sediou as Olimpíadas de 2012, e o Rio de Janeiro, que realizará os Jogos de 2016.

A diretora assistente de Artes do British Council, Lucimara Letelier, destacou que o Reino Unido e o Brasil têm muitas experiências para trocar na área de museologia. “Há um reconhecimento de que o Brasil já desenvolveu uma expertise, uma capacidade nova que tem sido percebida pelos museus britânicos, principalmente na área de inclusão social”, explicou em entrevista à Agência Brasil. “Isto se dá claramente na museologia social, com o surgimento dos museus de favela, dos pontos de Memória”, acrescentou. 

Por sua vez, os museus do Reino Unido, país que abriga algumas das mais importantes instituições da área em todo o mundo, têm muito o que oferecer aos seus congêneres brasileiros em capacidade administrativa. “São museus cuja gestão é uma referência mundial”, disse a diretora do British Council. 

Segundo Lucimara, há outras contribuições, além da competência em matéria de gestão. “Os museus britânicos têm trabalhado muito a relação entre museu e justiça social, tema de um dos workshops da conferência. Um exemplo é o Museu de Liverpool, que desenvolve temas como a afrodescendência e as questões de gênero”, comentou.

Os palestrantes britânicos vão participar de oficinas e de seminários em quatro comitês internacionais da conferência do Icom. São os que tratam de educação e ações culturais; museus de cidades; administração de museus e museus e coleções de arte moderna. Os especialistas Viv Golding e Richard Sandell são da Universidade de Leicester, considerada referência na Europa em estudos museológicos. Os outros dois são o curador do The Baltic Centre of Contemporary Art, da cidade de Newcastle,  Laurence Sillar, e o diretor dos Museus Nacionais de Liverpool, David Fleming. 

De acordo com Lucimara Letelier, o comitê que debaterá a relação entre os museus e a transformação da cidade será o espaço para que Richard Sandell fale sobre a experiência britânica. “Em Londres, os museus conseguiram se unir e trocar experiências para a programação cultural paralela aos Jogos Olímpicos. Aqui, o comitê está propondo uma troca bastante intensa com a região do Porto Maravilha. Será a oportunidade de abordar como os museus se relacionam com as transformações de uma cidade que está para receber um evento do porte das Olimpíadas”, disse.

Edição: Andréa Quintiere

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário