one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova sede do Museu da USP fica no Parque Ibirapuera. Estreia tem as mostras "Quando o Brasil Amanhecia – A Primeira Missa no Brasil vista por Vítor Meireles e Candido Portinari", e Portinari e os painéis da Capela Mayrink

Imagem:

Compartilhar:

Rio de Janeiro é sede de conferência internacional sobre museus

Criado em 10/08/13 12h53 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Paulo Virgilio Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – A 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (Icom), pela primeira vez sediada no Brasil, reúne a partir de hoje (10) mais de 2 mil profissionais para discutir os rumos e as tendências do setor. O encontro ocorre na Cidade das Artes, inaugurada em maio deste ano na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O tema geral da conferência − Museu (memória+criatividade)= Mudança Social − busca enfatizar o papel transformador dos museus por meio da memória social.

Após concorrer com Milão, na Itália, e com Moscou, capital russa, o Rio de Janeiro foi escolhido como anfitrião do encontro por causa da visibilidade que vem adquirindo, principalmente em função de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Sede de 124 museus – sem falar nos outros 130 dos demais municípios fluminenses -, a cidade oferece aos participantes da conferência uma vasta programação paralela aos debates e às trocas de experiências entre os museólogos de mais de 100 países.

“É uma grande honra para o nosso país sediar esse grande encontro de profissionais de museus de todo o mundo. A museologia social, tema central da conferência, é um campo bastante inspirador e de prática já consolidada entre os museus brasileiros”, eplicou Maria Ignez Mantovani Franco, presidenta do Comitê Brasileiro do Icom (Icom Brasil). Segundo ela, o evento, que vai até o próximo sábado (17), será inovador e inclusivo, “apresentando uma programação que se espraiará pela cidade e pelos museus do Rio de Janeiro”.

Fundado em 1946, o Icom é a única organização mundial de museus e de profissionais que atuam nesses espaços culturais. Com aproximadamente 30 mil membros e presente em 137 países, a entidade mantém relações formais com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e tem parcerias com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, a Interpol (Polícia Internacional) e a Organização Mundial de Alfândegas.

Com essas três últimas entidades, o Icom participa da luta contra o tráfico de bens culturais e do gerenciamento de situações de risco para o patrimônio cultural em caso de desastres naturais ou causados pelo homem. São duas questões que estarão em debate na 23ª conferência, juntamente com temas como o intercâmbio entre museus, a difusão de conhecimentos, a participação e mobilização qualificada do público e a formação e qualificação dos profissionais do setor.

O Comitê Brasileiro do Icom foi criado em 1948, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. Desde então, tem atuado junto à comunidade museológica brasileira, participando de eventos nacionais e internacionais e integrando a Política Nacional de Museus.

Realizada em um país diferente a cada três anos, a conferência do Conselho Internacional de Museus promove no Rio a segunda edição na América do Sul. A primeira foi em 1986, na capital argentina, Buenos Aires. Para esta 23ª conferência, o Icom Brasil contou na organização com a correalização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura e das secretarias Estadual e Municipal de Cultura do Rio. O evento tem patrocínios da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de empresas privadas.

Edição: Andréa Quintiere

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário