one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O programa Bom Dia, Ministro recebe a ministra da Cultura, Marta Suplicy

Imagem:

Compartilhar:

MinC e Fiocruz assinam parceria para projetos nas áreas de cultura e da saúde

Criado em 05/09/13 23h58 e atualizado em 07/07/16 15h01
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro -O Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão desenvolver projetos nas áreas de cultura e da saúde, principalmente nos locais onde são instalados os centros de Artes e de Esportes Unificados (CEUs). A parceria foi assinada hoje (5) pela ministra Marta Suplicy e pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

"A cultura é o alimento da alma, mas a alma está dentro de um corpo que é saúde. Então é tudo ligado. E nós queremos alimentar o que temos condições de alimentar imaterialmente que é a alma. A Fiocruz nos dá condições de fazer isso cada vez melhor”, disse a ministra.

Na avaliação da ministra, o Instituto Oswaldo Cruz, uma das unidades da Fiocruz, é uma referência mundial e os seus estudos cruzam fronteiras. Por isso, a parceria é a possibilidade de ajuda concreta da Fiocruz com reciprocidade por parte do ministério para formar mais agentes relacionados à cultura com o olhar para a saúde.

Marta informou que as pessoas que têm a possibilidade de atualizar o seu potencial e ter um lazer de qualidade ficam menos doentes e têm menos depressão. Ela disse que verificou isso nos CEUs de São Paulo, onde idosos deixaram de tomar remédios para depressão depois que começaram a frequentar os centros, por terem a vida mais preenchida. A ministra está animada com o trabalho conjunto. “A perspectiva é que caminhe bem. Os outros acordos que a gente tem são muito importantes para o ministério, que tem poucos recursos e quando encontra parceiros do nível da Fiocruz nós potencializamos as nossas expertises e isso tem funcionado muito bem”.

O diretor de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural do MinC, Germano Ladeira, explicou que a mobilização social e a preparação da comunidade para receber os equipamentos para a gestão pós-obra são uma meta importante dos CEUs . “A parceria com a Fiocruz vem no sentido de ajudar a construir essa identidade, de permitir a apropriação do espaço e fazer a programação de todas as ações decorrentes do processo de finalização da instalação de infraestrutura”, esclareceu.

Segundo o diretor, o alvo é a estruturação das redes de saúde e cultura; e de cidadania e qualidade de vida. Ele deu como exemplo a preparação das comunidades para o desenvolvimento naqueles espaços de ações complementares de saúde. “O equipamento já é preparado para outras ações como desenvolvimento social, de esportes e de cultura. Então podemos fazer ali campanhas de conscientização para aquelas comunidades que normalmente são desprovidas de todo tipo de equipamento social”, disse.

Para o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, além dos projetos específicos, a fundação vai dar suporte estratégico para garantir a ligação da cultura e da saúde. “ Agimos diretamente em questões de territórios, observatórios e situações ligadas aos museus. Temos agora a possibilidade de pensar esse trabalho conjunto no sentido mais amplo, do ponto de vista estratégico de como a Fiocruz pode ter uma interlocução e ajudar na interface entre cultura e saúde”, disse.

Esta não foi a primeira vez que o ministério da Cultura e a Fiocruz acertaram parcerias. A primeira foi assinada em 2005, pelo então ministro Gilberto Gil, para, entre outros pontos, formar a Rede do Patrimônio Cultural da Saúde. Depois veio o convênio de 2007 a 2009 de interface saúde mental e cultura para pessoas em sofrimento psíquico. O último, de 2008 a 2010, formou a Rede Saúde e Cultura: Promovendo Inclusão e Qualidade de Vida.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário