one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para a ministra Martha Suplicy, vale-cultura terá efeito semelhante ao Bolsa Família

Imagem:

Compartilhar:

Suplicy: atraso nos preparativos não vão afetar participação do Brasil na Feira de Frankfurt

Criado em 02/10/13 13h17 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Flávia Villela Fonte:Agência Brasil

Ministra Marta Suplicy
Os contratempos nos preparativos já foram sanados e tudo foi resolvido dentro do orçamento de R$ 18,9 milhões, garantiu a ministra da Cultura, Marta Suplicy, em coletiva à imprensa na Biblioteca Nacional, na capital fluminense (Bruna Ramos)

Rio de Janeiro – O Brasil está pronto para exercer seu papel de convidado de honra na Feira de Frankfurt, na Alemanha, que começa na semana que vem, disse hoje (2), a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Os contratempos nos preparativos já foram sanados e tudo foi resolvido dentro do orçamento de R$ 18,9 milhões, garantiu ela, em coletiva à imprensa na Biblioteca Nacional, na capital fluminense. Marta informou que os atrasos se deveram a mudanças de cargos no Ministério da Cultura, no Itamaraty e na Biblioteca Nacional.

“Essas mudanças todas acarretaram confusão. Houve uma série de situações bastante desfavoráveis que nos deixaram bem preocupados. Mas viramos a página”, declarou. “Tivemos três licitações e obviamente ganharam os melhores preços. Conseguimos um hotel quatro estrelas em um lugar muito bom, melhor do que antevimos. Estamos respirando aliviados e está tudo sob controle”, disse Marta.

Leia mais notícias sobre Cultura

Segundo o ministério, houve atrasos na abertura de licitações, de responsabilidade do Itamaraty, para contratação de serviços de hospedagem para a delegação, de produção executiva e de assessoria de comunicação. Os três processos licitatórios foram abertos três semanas antes da data de início da feira.

Marta também comentou a matéria do jornal alemão Süddeutsche Zeitung, publicada há cerca de um mês, na qual informou que apenas um negro faz parte da lista de 70 autores chamados para representar o Brasil na feira. A ministra explicou que a eleição dos autores teve que seguir critérios como autores de livros traduzidos ou em vias de serem traduzidos para o alemão ou outro idioma estrangeiro.

“O critério [de escolha] não foi étnico. É uma feira comercial, então temos que dar prioridade a quem vai poder se colocar lá. Autores consagrados e a nova produção literária brasileira ainda desconhecida na Europa e mesmo aqui, mas que são autores que as editoras investem por considerarem que são grandes talentos”, declarou a ministra.

Marta ressaltou que políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e também as cotas vão possibilitar que, nas próximas gerações, o país tenha um número representativo de autores negros da sociedade brasileira. “Hoje, infelizmente, não temos isso, é uma realidade”.

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Renato Lessa, informou que mais de 200 obras foram traduzidas, como parte do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior. Segundo ele, as traduções vão ajudar a ampliar a presença do livro brasileiro na feira. Lessa disse ainda que a Alemanha é o país que mais demanda bolsas de publicação desde 2010, seguida da Espanha, França, Itália e Argentina.

Desde 2010, foram criadas 422 bolsas de apoio à tradução de autores brasileiros no exterior e 110 obras foram publicadas na Alemanha, das quais 63% oriundas do programa da fundação, explicou ele. “Acho que esse interesse pela literatura brasileira, que já é grande, vai continuar a crescer, e o programa pode ajudar, pois é barato”, completou Lessa.

Considerado o maior evento mundial no mercado de livros, a Feira de Frankfurt vai reunir, entre os dias 9 e 13 deste mês, mais de 7 mil expositores de 100 países, com expectativa de receber mais de 250 mil visitantes. A participação brasileira no evento é organizada pelos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, a FBN, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Essa é a segunda vez que o Brasil é homenageado na feira. A primeira foi em 1994.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário