one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Exposição em São Paulo apresenta estudos inéditos do modernista Antonio Gomide

Criado em 06/10/13 14h22 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

São Paulo – A partir do dia 12 de outubro, as linhas sinuosas e sensuais do artista brasileiro modernista Antonio Gomide (1895-1967) estarão em exposição na Caixa Cultural, no centro de São Paulo. São cerca de 50 obras, entre aquarelas, desenhos e gravuras, além de estudos para futuros trabalhos que nunca haviam sido expostos e que foram cedidos pela família do artista.

A mostra Gomide, um Modernista entre Paris e São Paulo, apresenta o trabalho produzido pelo artista entre os anos 1920 e 1960, tanto no Brasil quanto na Europa. “Gomide era um artista completo. Dominava todas as técnicas de desenho, de gravura, de escultura e de pintura”, disse o curador Alberto Beutenmüller em entrevista à Agência Brasil.

Além de pintor, escultor, decorador, Gomide era também professor. Entre 1913 e 1929, viveu e estudou na Suíça e na França, onde entrou em contato com artistas europeus ligados aos movimentos de vanguarda. De volta ao Brasil, sua arte passou a refletir o país, com ênfase na sensualidade e no ritmo das figuras africanas.

“Antonio Gomide é um dos mais importantes modernistas do Brasil, mas ele não participou da Semana [de Arte Moderna] de 22 porque estava na Europa”, disse Beutenmüller.

Suas obras aliam formas abstratas a motivos indígenas ou composições com paisagens e temas nacionais. Foi um dos responsáveis por introduzir o estilo art déco [termo de origem francesa que se refere ao estilo decorativo em que predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato] no país, junto com sua irmã Regina Graz e o cunhado John Graz. 

O grande objetivo da exposição, destacou Beutenmüller, é reforçar a importância da obra de Gomide para a arte brasileira. “O que estamos tentando fazer é colocá-lo no lugar dele. Gomide é um artista da máxima importância, mas que ficou meio esquecido aqui no Brasil”, ressaltou.

A exposição Gomide – Um Modernista entre Paris e São Paulo é gratuita e ficará em cartaz até o dia 8 de dezembro no espaço Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, 111 – próximo à Estação Sé do Metrô.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário