one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Encontro Nacional de Culturas Populares e Tradicionais, em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Marta levanta possibilidade de cultura receber parte dos recursos do pré-sal

Criado em 03/10/13 17h42 e atualizado em 18/03/16 15h05
Por Flávia Albuquerque Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

São Paulo – A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse hoje (3) que todos os pedidos de mais políticas públicas feitos pelos grupos culturais que atuam no país são imprescindíveis. Ao abrir o Encontro Nacional de Culturas Populares e Tradicionais, a ministra destacou o papel desses grupos no fortalecimento da cultura e do patrimônio imaterial do país, mas admitiu que será uma luta colocar tudo em prática, porque os recursos destinados à pasta são sempre mais escassos do que para outros setores.

“Com essa união dos grupos, poderemos ter um avanço no Congresso Nacional", disse Marta, lembrando que é preciso ter uma boa estratégia. Segundo ela, a cultura geralmente é "o patinho feio", porque nunca sobram recursos. "No ano que vem, teremos menos, mas, para a cultura popular, vamos manter”, garantiu a ministra.

Marta levantou a possibilidade de pleitear no Congresso Nacional que seja destinada à cultura parte dos recursos do pré-sal. “A cultura é a identidade de um povo e, na medida em que o Brasil hoje tem outro papel internacional, precisamos de outra presença, além da identidade do futebol e do carnaval." A ministra explicou que a ideia de pedir mais dinheiro do pré-sal ainda é embrionária, mas ressaltou que, com o apoio da cultura de raiz, que é forte e desprezada financeiramente, há possibilidade de se obter uma fatia maior dos recursos.

Ela disse que deputados e senadores têm sensibilidade para isso. “Tanto é que temos conseguido aprovar todas as leis de que precisamos. Em um ano, aprovamos o Sistema Nacional de Cultura, o vale-cultura, a fiscalização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o Cultura Viva. Foi muita coisa, e havia itens tramitando há oito anos”, ressaltou.

Moradora da Ilha de Marajó, no Pará, a conselheira do Patrimônio Imaterial Edna Marajoara destacou que encontros como o de hoje são necessários para consolidar a cultura e para que grupos tradiconais apresentem aos gestores suas necessidades e garantam as condições de continuar mostrando seu trabalho. “O espaço para exibição da real cultura brasileira está muito pequeno atualmente. O governo tem inúmeros espaços físicos abandonados, e nós nunca conseguimos ter acesso a esses locais, que podem ser sedes dos grupos, disse ela.

Dirceu Ferreira Sérgio, conhecido como Dirceu do Congado, da Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Minas Gerais, defendeu a preservação das tradições que essa comunidade de músicos, dançarinos e cantores preserva há 125 anos na região da grande Belo Horizonte. Dirceu contou que a entidade foi fundada por seu avô e que a tradição é passada de pai para filho, para que nada se perca no tempo.

“Assim como meus avós tinham aquele zelo de levar os filhos e os netos para a irmandade, para ocupar nosso tempo com algo que seria útil, nós temos esse cuidado também. Apesar de hoje ser diferente e de haver oferta de muita coisa no mundo, conseguimos levar as crianças e ensinar nossa cultura a elas”, disse Dirceu.

O Encontro Nacional de Culturas Populares e Tradicionais foi no Sesc Itaquera e contou com a participação de grupos de diversas partes do país que, além de mostrar sua arte, participaram de exposições, rodas de conversa, grupos de trabalho, mostra cultural e apresentações para recriar o ambiente das festas populares e tradicionais.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário