one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maior presépio do Rio é inaugurado no Centro Cultural Cesgranrio

Imagem:

Compartilhar:

Exposição em SP apresenta presépios de diferentes nacionalidades e épocas

Criado em 30/11/13 16h48 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O Museu de Arte Sacra de São Paulo abriu na última quarta-feira (27) exposição sobre uma das maiores tradições cristãs: a arte de montar presépios. Foram convidadas 42 pessoas, entre designers, arquitetos, artistas plásticos e colecionadores, entre outros, para montar suas versões.

Leia também no Portal EBC:

Concerto no Rio de Janeiro apresenta Beethoven no domingo a R$ 1

Museu ganha obras de Lasar Segall

Presépio é um termo que deriva do latim praesaepe, nome que era dado ao local onde o gado ou outros animais eram recolhidos, tal como um curral, um estábulo ou uma estrebaria. Na cultura cristã, presépio é uma referência ao nascimento de Jesus Cristo e geralmente é representado pela figura de seus pais, Maria e José, e dos três reis magos - Gaspar, Baltazar e Belchior -, além de alguns animais.

O primeiro presépio teria sido montado por São Francisco de Assis em 1223, na Itália. Mas foi somente a partir do século 18 que montar o presépio virou uma tradição em todo o mundo.  

Segundo a curadora Cristina Ferraz, o objetivo da exposição é reunir diferentes cidadãos, de vários credos e nacionalidades para apresentar suas concepções sobre esse símbolo natalino. Com isso, a mostra apresenta montagens de épocas distintas, feitas em diferentes materiais tais como argila, madeira, papel, tecido e barro cozido, entre outros. Cristina Ferraz ressalta que essa é a maior mostra sobre o tema já realizada pelo museu.

Uma das salas do Museu de Arte Sacra foi dedicada aos presépios da família Landmann, compostos por diversas peças de todo o mundo, em uma coleção iniciada há 35 anos.

A mostra Presépios: Um Olhar, Uma História tem entrada gratuita e pode ser visitada até 6 de janeiro de 2014. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.museuartesacra.org.br/pt/

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário