one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tapumes do Inca com grafite

Imagem:

Compartilhar:

Grafiteiros mudam paisagem do local onde será construído o campus do Inca

Criado em 11/12/13 07h02 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O colorido dos desenhos de 19 grafiteiros nas placas de metal que cercam o terreno onde será construído o campus do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Cruz Vermelha, no centro do Rio, provocou uma intervenção urbana que mudou a paisagem do bairro e tem agradado a quem passa pela  esquina das ruas Henrique Valadares e Tenente Possolo.  

“Sempre tinha um paciente ou um morador que passava e queria saber o que estava sendo feito. É uma intervenção também para quem mora no local. Teve uma troca muito legal com quem é paciente, quem trabalha no Inca e quem mora na região”, contou, em entrevista à Agência Brasil, o pintor e ilustrador Bruno Big, que foi responsável pela escolha dos artistas, por meio de contrato com o Inca.

Confira os desenhos na galeria abaixo:

Bruno informou que os desenhos vão permanecer na cerca durante quatro anos, período previsto para a construção do prédio. “A gente queria fazer a pintura para não deixar aquele tapume branco durante todo o tempo em que vai ser construído”, destacou.

Antes de começar os trabalhos, os artistas percorreram as instalações do hospital e tiveram contato com os pacientes. “A gente fez antes uma visita ao Inca para eles conhecerem e trabalharem a temática do que estava sendo visto. Um fez sobre o câncer de mama, outro sobre a doação de sangue. Muitos já tinham uma história da doença na família e toparam o trabalho por ser pró-Inca”, acrescentou, informando que cada um recebeu um cachê simbólico.

Os artistas foram escolhidos de acordo com as características dos trabalhos. “Como é um tapume sanfonado, não é o trabalho de todo mundo que fica bem ali. São pessoas que eu já conhecia e sabia que iriam cumprir o trabalho”, explicou.

Segundo Bruno, o trabalho começou a ser feito no dia 25 de novembro e chegou a ser interrompido por causa da chuva. O projeto faz parte da Primeira Semana de Arte e Cultura do Inca, que ocorre entre os dias 2 e 13 de dezembro. Ao mesmo tempo, outro grupo de artistas fez oficinas de aquarela e de ilustração em três unidades do instituto, com a participação de pacientes, parentes, voluntários e de funcionários.

“Como a gente estava dentro de um hospital, a recomendação que demos para os artistas é que não podiam usar materiais tóxicos. A ideia era fazer uma oficina em que todos pudessem experimentar, sem nenhum problema. Foi uma parceria que começou agora, mas que a gente espera que ainda ocorra no futuro”, disse.

Assista também: Mitos podem prejudicar no diagnóstico do câncer

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O pintor disse que foi muito importante para ele participar do projeto, desenvolvido durante um ano, porque sempre teve vontade de fazer um trabalho voluntário. “Eu abri mão do meu cachê e fiz questão de poder chamar o maior número de artistas possível para fazer um trabalho de qualidade. Como artista, foi muito bom fazer algo sem visar ao lucro e deixar uma mensagem a quem passa todos os dias ali”, acrescentou.

Depois de concluído, o painel sofreu algumas pichações, mas segundo o ilustrador não há como fazer um trabalho para esconder, porque não há garantia de que não seja novamente pichado. Além disso, ele falou que a pichação foi uma manifestação. “Foi um ato de protesto e não do cara querendo botar o nome dele. A gente ficou muito triste porque foi muito rápido, mas não há  o que fazer”, lamentou.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário