one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


carnaval de rua são paulo

Imagem:

Compartilhar:

Juca Ferreira aplaude atuação dos blocos e elogia carnaval de São Paulo

Criado em 07/03/14 16h37 e atualizado em 07/03/14 16h44
Por Flávia Albuquerque Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

carnaval de rua são paulo
Carnaval de rua em São Paulo (Overmundo / Creative Commons)

O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, disse hoje (7) que ainda é cedo para fazer um balanço preciso da presença dos blocos de carnaval nas ruas de São Paulo, porque o processo de legalização e de criação de uma infraestrutura para essas festividades foi iniciado neste ano. “Mas o balanço inicial é muito positivo, com mais de 1 milhão de pessoas nas ruas, quase 200 blocos, com 172 cadastrados no prazo. Isso é um sucesso, porque esse cadastro é a base da possibilidade de se ter um mínimo de organização dos serviços: trânsito, percurso, expectativa de público e banheiros”.

Leia também no Portal EBC: 

Confira a programação de blocos deste fim de semana no Rio

Muros e prédios de cidades do mundo são usados como tela para quem pratica a arte de rua

Ele explicou que com a legalização dos blocos, a prefeitura pretende reconhecer a importância da existência desses grupos para o carnaval de São Paulo, que antes eram proibidos. “O que fizemos neste ano foi reconhecer o direito da população de celebrar a festa mais popular do Brasil, que acontece independente da vontade do poder público. Nossa função é organizar a festa, de forma que o impacto para os que não estejam no carnaval seja o menor possível”.

Sobre os incidentes registrados na Vila Madalena - onde foliões foram atropelados por um carro, na Praça Benedito Calixto, na qual alguns vândalos deixaram estragos - e na Rua Cardeal Arcoverde, Juca Ferreira discorda de quem diz que a festa deixou rastros de destruição: “Acho exagero. Tivemos três incidentes relativamente pequenos em uma festa que teve 1 milhão de pessoas nas ruas, com 50 regiões tendo carnaval. Os blocos, este ano, tiveram espírito de cooperação e respeitaram as regras”.

O secretário disse que apenas um bloco não respeitou o que foi definido pela prefeitura, mas assumiu a responsabilidade por isso. Segundo ele, as regras foram divulgadas com algum atraso, e apesar disso, o comportamento dos participantes e a cooperação de todos merecem elogios. “A bagunça que fizeram na [Praça] Benedito Calixto não foi pelos participantes do bloco, que já haviam se dispersado. Um mínimo de investigação nos permite saber disso. Os próprios moradores da região disseram que o carnaval já havia acabado”. Segundo Ferreira, vândalos picharam paredes e urinaram em alguns pontos da praça, inclusive nas áreas de caixas eletrônicos de agências bancárias.

Ele informou que a experiência deste ano servirá para melhorar o carnaval de rua de São Paulo, no ano que vem, já que existe grande possibilidade de aprimoramento. A ideia, acrescentou, é impedir que os blocos fiquem parados, para que o barulho não se concentre em um local só, e assim diminua o impacto para os moradores. “Vamos discutir com os organizadores dos blocos e usaremos carnavais de rua de outros estados como exemplo. Pretendemos que tudo esteja definido já em outubro, para que as secretarias e subprefeituras tenham tempo para programar tudo e se chegue ao patamar mais próximo do ideal”, finalizou.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário