one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mia Couto

Imagem:

Compartilhar:

Entrevista: Mia Couto critica baixo intercâmbio de produção literária entre os países de Língua Portuguesa

Criado em 18/04/14 14h50 e atualizado em 18/04/14 15h19
Por Ana Elisa Santana e Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Mia Couto
Mia Couto (Ana Elisa Santana / Portal EBC)

O biólogo e escritor moçambicano Mia Couto, vencedor do Prêmio Camões em 2013,  criticou nesta quinta-feira (17) –  em entrevista ao Portal EBC durante a II Bienal Brasil do Livro e da Leitura –  a forma como vêm sendo conduzido o intercâmbio da produção literária em língua portuguesa entre os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para Mia Couto, o diálogo, quando se trata dessa troca, foi deixado “ao acaso”. “Essa responsabilidade foi deixada para o mercado, quando na verdade seria uma obrigação principal dos governos”, destaca o escritor.

Confira também no Portal EBC: 

"García Márquez não morreu", afirma escritor Mia Couto

Apesar de considerar a troca de obras de língua portuguesa superior a que ocorria na última década, Mia Couto não acredita que esse seja um motivo para comemorações. “Esse intercâmbio ainda é pior do que quando havia ditadura no Brasil, em Moçambique ou em Portugal. É estranho que em um período de ditadura houvesse uma maior circulação de livros do que agora”, afirma Mia. “Alguma coisa precisa ser feita”, complementa.

O escritor também lembrou sua infância e iniciação junto à literatura. Como filho de um poeta, Mia foi criado em uma “casa habitada por vozes”, o que influenciou a sua criação. Hoje, segundo ele, ao produzir utilizando como influência da tradição oral africana, sua preocupação maior é distanciar-se de uma certa visão folclórica. “São outros sistemas religiosos de pensamento que, para serem explicados, tem que ser entendidos. São outras maneiras de entender o mundo”, explica. 

Para o escritor, o trabalho produzido também pode ajudar a proteger grupos e minorias moçambicanas. “A literatura pode mostrar que esses grupos são capazes de produzir riqueza, harmonia e inquietações que nos fazem mudar”, resume.

Avaliando a relação entre os trabalhos como biólogo e escritor, Mia afirmou que há uma pequena transição entre as profissões.  “A biologia que eu faço é de visita a um mundo com o qual eu quero aprender a conquistar uma certa proximidade. Isso incluí os bichos, a vegetação e a linguagem que essas entidades carregam”, explica. “A biologia é mais que uma ciência, é quase um curso de linguística, em que você percebe essas vozes, entende a linguagem dos bichos, tudo isso como um conjunto harmônico que devemos respeitar e aprender. Não somos os proprietários do mundo”, complementa Couto.

O contato com o meio ambiente e seus personagens inspira o escritor. “Como biólogo faço um trabalho em que praticamente faço de conta que estou trabalhando. Estou falando com pessoas, estou procurando histórias, são pessoas que têm outra visão do mundo e histórias para contar”, conclui.

 

Confira a entrevista de Mia Couto ao Portal EBC: 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário