one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Teia da diversidade 2014

Imagem:

Compartilhar:

Cultura acessível é discutida na Teia da Diversidade

Criado em 24/05/14 07h40 e atualizado em 24/05/14 11h36
Por Noelle Oliveira e Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Acessibilidade na teia
Teia da diversidade 2014 (Leandro Melito / Portal EBC)

Além de diferentes grupos culturais e suas demandas, a Teia da Diversidade Cultural, que acontece em Natal (RN) até este sábado (24), também é espaço para a discussão de temas transversais que interessam a todos os segmentos. Trata-se da formação de gestores e agentes culturais que estimulem e criem processos inclusivos para pessoas com deficiência, sejam eles produtores ou plateia.

Confira cobertura completa

A ideia é discutir formas de garantir na prática os direitos que a legislação já sinaliza e regulamenta. Para tanto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criou um curso de especialização voltado à formação de gestores que promovam a inclusão em ambientes culturais. O curso já formou a primeira turma, com 39 profissionais. “A acessibilidade ainda é uma conquista a ser realizada. Esse conhecimento para tornar os eventos culturais acessíveis, com diversas iniciativas, como a comunicação em libras, ainda é muito restrito dentro da realidade em que vivemos”, avalia Patrícia Dornelles, coordenadora da Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural e vice-coordenadora do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Entre as discussões que envolvem a cultura acessível, estão as bibliotecas de todo o país. Nesse sentido, a Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, trabalha com o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. A ideia é ampliar e oferecer qualidade acessível à estrutura e ao acervo de dez bibliotecas pelo país, duas por região. O projeto promete servir de inspiração e experiência para a elaboração de diretrizes nacionais.

Diálogos

Durante a Teia da Diversidade foi realizado o II Encontro Nacional de Acessibilidade Cultura (ENAC) e o IV Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais – ambos realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e OSCIP Mais Diferenças, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 

Confira imagens da Teia da Diversidade 2014:

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário