one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Teia surgiu em 2006 pela vontade de reunir os atores envolvidos no Programa Cultura Viva

Imagem:

Compartilhar:

Pontos de Cultura se reúnem após quatro anos sem editais nacionais do MinC

Criado em 19/05/14 15h30 e atualizado em 19/05/14 19h51
Por Leandro Melito e Noelle Oliveira Fonte:Edição: Leyberson Pedrosa - Portal EBC

Teia dos Pontos de Cultura em 2006
A Teia surgiu em 2006 pela vontade de reunir os atores envolvidos no Programa Cultura Viva (Teia da Diversidade)

Brasília - A partir desta segunda-feira (19), os Pontos de Cultura se reúnem na cidade de Natal (RN) durante a Teia da Diversidade, que tem programação prevista até sábado (24/5). Além de concentrar a diversidade cultural e regional do país, o encontro também será um momento de definição política dessa rede de fomento à cultura, criada em 2004 pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil para estimular iniciativas culturais da sociedade civil já existentes por meio de convênios.

Infográficos: navegue pela história dos Pontos de Cultura

Entenda o que são A Teia ao longo dos anos Incentivo aos pontos
A origem do conceito Como estão os Pontos hoje  

A última reunião entre os Pontos de Cultura foi realizada em 2010 no complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE). Nesse espaço de quatro anos sem um encontro nacional, algumas demandas ficaram represadas e os representantes esperam retomar o diálogo com o Ministério da Cultura durante o evento. "Há quatro anos sem um fórum nacional, perdemos muito de nossa articulação e das prioridades de nossas ações", comenta Lula Dantas, representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Lula se queixa que, durante esse período, o Ministério da Cultura não lançou nenhum edital ou prêmio nacional voltado para os pontos e está na expectativa de que algo nesse sentido possa ser concretizado durante a Teia, que contará com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy e do secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. "Buscamos  recursos em outros editais e em opções regionais para nos manter. O Ministério da Cultura já acenou positivamente com relação ao lançamento de editais e prêmios este ano, mas nada de concreto  foi oficializado ainda".

Fomento de editais estaduais 
Entretanto, de acordo com o diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos, não houve um abandono de investimentos por parte do governo federal, mas sim uma mudança na forma de repasse dos recursos do Ministério da Cultura (MinC). "Desde 2008 houve a estadualização dos editais. Desta forma, o ministério entra com, em média, 70% do investimento, enquanto o estado arca com o restante. Foram vários os editais publicados dessa forma, como o que selecionou 50 pontos para a cidade do Rio de Janeiro, 85 para São Paulo, 160 para a Bahia, 160 para o Rio Grande do Sul e 40 para Alagoas", explicou. 

Vasconcelos destacou que o lançamento de editais nacionais passou a ser direcionado para grupos identitários e temáticos. "Na Teia vamos lançar editais nacionais nesse sentido, mas não podemos esquecer dos editais lançados pelo governo federal  nos últimos anos e que também beneficiaram os pontos, como os direcionados a pontos de memória, pontos de leitura, cultura popular e indígena e até mesmo o que selecionou, recentemente, grupos para participação na Copa do Mundo", ressaltou. 

* Matéria atualizada às 17h36, do dia 19 de maio, para acréscimo de informações do Ministério da Cultura


Entenda o projeto dos Pontos de Cultura:


A Teia ao longo dos anos

2006: a primeira Teia dos Pontos de Cultura aconteceu em 2006 no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, com o objetivo de reunir os atores envolvidos no Programa Cultura Viva para que eles pudessem se conhecer e ser reconhecidos. Confira em vídeo um panorama da primeira Teia Nacional dos Pontos de Cultura:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

2007: A Teia ocupou diversos espaços culturais de Belo Horizonte (MG) e contou com a presença do então presidente Lula em sua abertura. Em Belo Horizonte,  o evento contou pela primeira vez com uma cobertura colaborativa, com destaque para a produção de conteúdo audiovisual. Confira a apresentação que Gilberto Gil fez na Teia Nacional dos Pontos de Cultura da capital de Minas Gerais:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

2008: realizada em Brasília (DF), a Teia celebrou os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com o tema Iguais na Diferença. A partir desse evento, a organização passou a ser elaborada, produzida e articulada pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPC), formada por representantes eleitos dos Pontos de Cultura.

2010: Com esse modelo, os Pontos organizaram a Teia seguinte, realizada em Fortaleza, que teve o foco voltado para a democratização dos meios digitais de comunicação com o tema Tambores Digitais.


Confira o histórico de incentivo aos Pontos de Cultura:


Conheça a origem do conceito Pontos de Cultura:

Criados em 2004 pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil, os Pontos de Cultura têm como objetivo promover o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da formação de convênios celebrados após a realização de chamada pública. O embrião do projeto data da década de 1980, quando Gilberto Gil e Jorge Mautner lançaram o movimento Figa Brasil, que deu forma às discussões elaboradas entre os artistas exilados em Londres em 1969 após a decretação do Ato Institucional 5 (AI-5), baixado em 13 de dezembro de 1968 pelo governo militar do general Costa e Silva.

No texto-manifesto publicado no Jornal da Tarde em 1987, Mautner propunha uma discussão ampla sobre a cultura brasileira, convidava as pessoas a se reunirem para refletir e dialogar, e anunciava: "Está na hora do Macunaíma elaborar seu caráter", o que implicaria reconhecer a presença da pluralidade cultural do Brasil e utilizá-la de maneira que contribuisse com toda a sociedade, e não apenas em benefício próprio."Figa Brasil é o desejo de uma alquimia que faça encontrar os que estão separados. Que faça sambar os que só escrevem, que faça escrever os que só têm sambado!", diz o manifesto

Suspenso temporariamente com a eleição de Gil para a Câmara de Vereadores de Salvador (BA), o projeto se concretizou - na opinião de Mautner - quando Gil assumiu o MinC.


Saiba como estão os Pontos de Cultura hoje:

Pontos de Cultura | Create Infographics
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário