one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exposição 'Com o Rio da Cabeça aos Pés: sem Medo de Ser Kitsch', aberta ao público hoje (16), no Centro Carioca de Design, mostra produtos são usados para enaltecer a alma carioca e para construir a identidade do morador do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Exposição destaca ícones cariocas, do souvenir ao design contemporâneo

Criado em 16/07/14 19h19 e atualizado em 18/03/16 15h05
Por Paulo Virgilio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Exposição 'Com Rio da Cabeça aos Pés: sem medo de ser Kitsch'
A exposição 'Com o Rio da Cabeça aos Pés: sem Medo de Ser Kitsch' fica em cartaz 30 de agosto no Centro Carioca de Design (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Rio de Janeiro, uma das cidades mais facilmente identificadas pelos ícones de suas paisagens, tem hoje essas imagens cada vez mais reproduzidas em objetos, criados por designers nacionais e internacionais. Artefatos originalmente concebidos como souvenirs para turistas foram aos poucos se incorporando ao gosto do carioca e passaram a ser produzidos por marcas de moda.

Leia mais notícias no Portal EBC

Essa evolução das representações da cidade pode ser vista na exposição Com o Rio da Cabeça aos Pés: sem Medo de Ser Kitsch, aberta ao público hoje (16), no Centro Carioca de Design, espaço cultural vinculado ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). A exposição mostra como esses produtos são usados para enaltecer a alma carioca e para construir a identidade do morador do Rio.

A designer e historiadora Isabella Perrota é a responsável pela concepção e curadoria da mostra. Segundo ela, no caso do Rio de Janeiro, o souvenir antecede a própria história do turismo, como atividade organizada, na cidade. “Litografias que representavam o Rio serviam de souvenir para os visitantes, ainda no século 19”, conta a curadora, que há anos vem pesquisando o tema.

Para Isabella, a forma como os ícones cariocas são vistos evoluiu com o passar dos anos. “Esses objetos hoje não são mais considerados cafonas, como durante muito tempo o souvenir era visto. Hoje são  desenvolvidos por designers contemporâneos, marcas de moda, de produtos da linha jovem. Enfim, todo mundo usa o Rio de Janeiro”, destaca.

Como marca, o Pão de Açúcar é a maior referência nacional e internacional do Rio de Janeiro. Em objetos, porém, os mais reproduzidos são o Cristo Redentor e as calçadas de Copacabana. “O Cristo é ele próprio, em miniatura. Já o calçadão tem a vantagem de virar uma estampa; vira toalha, camiseta, canga”, explica Isabella Perrota.

Porcelanas produzidas na Europa, nos anos 20 do século passado, e um ensaio fotográfico sobre a venda de rua dos produtos do Rio também fazem parte da exposição, que fica em cartaz até 30 de agosto, com entrada franca.

A visitação é de segunda-feira a sábado, das 12h às 19h, no Centro Carioca de Design, que fica na Praça Tiradentes, centro do Rio.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário