one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A cineasta Lúcia Murat em entrevista ao programa 3 a 1 da TV Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Festival Femina exibe filmes dirigidos por mulheres ou com temática feminina

Criado em 14/07/14 16h44 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgilio Fonte:Agência Brasil

A trajetória de duas iranianas, Kaveh e Fariba, que tinham 20 anos e eram estudantes em 1979, quando ocorreu a revolução islâmica no Irã, virando de cabeça para baixo seus ideais de emancipação feminina, é o tema do filme Meus sapatos vermelhos, que abriu nesta segunda-feira (14), às 19h, em sessão para convidados no CineMaison, no centro do Rio de Janeiro, a 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino – Femina. Dirigido pela cineasta Sara Rastegar, iraniana radicada na França, o longa-metragem conta como a história permanece na vida íntima de gerações, mesmo com o exílio.

Confira mais notícias de cultura no Portal EBC

Meus sapatos vermelhos volta a ser exibido amanhã, às 13h, na Livraria Cultura Cine Vitória, onde, até o próximo sábado (19), 73 produções de 31 países serão exibidas para o público, em sessões a preços populares. A programação do Femina abrange longas, médias e curta-metragens, de gêneros variados, mas que têm em comum o fato de serem dirigidos por mulheres ou de terem temática feminina.

“Este ano tivemos a grata surpresa de receber produções de países que nunca haviam se inscrito nas edições anteriores, comemora Eduardo Cerveira, curador do festival que é o primeiro do gênero no Brasil e na América Latina. Para a também curadora Paula Alves, “a seleção foi muito difícil, porque houve quase 800 inscritos para esta edição”.

A programação conta com mostras competitivas nacionais e internacionais. Terá também sessões especiais, entre elas: Programa Infantil, com curtas de animação e ficção para o público infantojuvenil; Masculino-Feminino, de filmes dirigidos por homens com temática feminina; Dividindo a Conta, com filmes co-dirigidos por homens e mulheres: e Eu Gosto É de Mulher, com filmes dirigidos por mulheres e temática lésbica.

Na mostra competitiva, filmes realizados a partir de 2012 concorrem às categorias Grande Prêmio Femina, Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção e Melhor Destaque Feminino. São 12 filmes em competição na parte nacional e igual número na internacional. Entre eles, produções da Jordânia, Catar, Guatemala, Nicarágua e Palestina - países que participam pela primeira vez do evento.

No ano em que se rememora o cinquentenário do golpe de 1964, a homenageada especial do Femina é a diretora, roteirista e produtora Lúcia Murat, que conta em sua carreira com oito longas focados no universo feminino e uma trajetória pessoal marcada pela militância contra a ditadura militar. A Memória Que Me Contam, filme da cineasta, será exibido no sábado (19) às 17h.

O estímulo ao trabalho de jovens diretoras também é uma das preocupações do Femina. É o caso de Raquel Gandra, que teve seu curta de ficção A Gal and a Gun selecionado para uma das sessões especiais do festival. O filme, uma homenagem ao gênero noir holywoodiano, ambientado em cenários cariocas, é a primeira participação dela no Femina. “O festival é uma grande oportunidade para filmes que têm grande dificuldade de entrar no mercado, não tanto por serem de mulheres, mas por se tratarem de produções independentes”, avalia a cineasta.

As relações de gênero no campo audiovisual são também tema de um seminário que o Femina promove, de quarta-feira (16) a sexta-feira (18), das 11h às 14h, também na Livraria Cultura Cine Vitória. A programação completa do festival e os horários das sessões estão disponíveis no site www.feminafest.com.br ou no Facebook.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário