one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cia dos Prazeres

Imagem:

Compartilhar:

Grupo teatral de comunidade carioca encena ópera-rock em arenas populares

Criado em 17/07/14 20h10 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgilio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A história do imperador romano Heliogábalo e do poder das mulheres em seu reino é resgatada em uma ópera-rock que estreou às 19h de hoje (17) na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro. O espetáculo HélioGaBaalo 2: Ás Júlias, As Origens dos Mitos Solares é a mais nova montagem da Cia dos Prazeres, grupo teatral criado em 2012 pelo ator e diretor Lucas Weglinski e sediado no Morro dos Prazeres, favela do bairro de Santa Teresa, região central da cidade.

Quinze atores se revezam em diversos personagens para contar a saga ambientada na Síria de quase 2 mil anos atrás, origem do jovem rei e sacerdote, criado por quatro mulheres, e sobre como esse monarca reconquistou e anarquizou um dos maiores impérios da História. Uma banda e coro com sete integrantes executa a trilha musical do espetáculo, que conta ainda com cenários e consultoria artística do premiado Hélio Eichbauer.

“Tudo gira em torno da formação do personagem histórico e mítico, mas sem a presença dele, que está sendo gerado em todas as camadas do espetáculo. Nosso interesse é recriar o contexto e as circunstâncias que possibilitam a aparição meteórica desse astro milenar do mau comportamento”, explica Lucas Weglinski, autor e diretor do espetáculo. O surrealismo e a poesia do dramaturgo francês Antonin Artaud, autor de Heliogábalo, o anarquista coroado, serviram de inspiração para o texto de Weglinski.

O espetáculo foi o vencedor do edital de Fomento Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, e a apresentação desta quinta-feira dá início a uma curta temporada pelas arenas populares da prefeitura do Rio, espalhadas pela zona norte carioca. Sempre com entrada grátis, a ópera-rock volta a ser encenada amanhã (18) na arena da Pavuna. Nos próximos dias 26 (às 17h) e 27 (às 19h) estará na Arena Dicró, na Penha, e nos dias 2 de agosto (19h) e 3 (17h) na Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário