one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ana Arruda reforça: “Cineclubismo traz essa possibilidade de descentralizar o acesso ao cinema”

Imagem:

Compartilhar:

Cineastas debatem importância da formação de cineclubes nas escolas

Criado em 23/09/14 19h28 e atualizado em 02/01/15 12h47
Por Maria Paula Abreu Edição: Thaísa Oliveira - Fonte:Campus Online*

Vladimir Carvalho
Cineasta Vladimir Carvalho: Estamos revivendo de uma forma extraordinária o sentido e a mentalidade do cineclube nos últimos 10 anos (Matheus Bastos/Campus Online)

Na última segunda-feira (22), o Museu Nacional da República recebeu mais um seminário do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O encontro tinha como tema cinema nas escolas e prática de cineclubes no Distrito Federal. O bate-papo girou em torno da importância da existência desses grupos e como eles podem ser usados como instrumentos da educação. O público ouvinte era composto em maior parte por educadores, gestores de educação do governo, representantes de associações do audiovisual e jornalistas.

Ao vivo: ouça a premiação do 47º Festival de Brasília

Mas afinal, o que é um cineclube? O termo se refere a uma organização de pessoas unidas para a apreciação coletiva de obras cinematográficas. Sem fins lucrativos, o objetivo do grupo é fomentar o senso crítico em cada um os participantes por meio de debates posteriores ao filme.

O mediador do seminário foi o coordenador-geral do Festival, Miguel Ribeiro, que também é secretário-adjunto de Estado e Cultura do DF. No palco uniram-se ao secretário a idealizadora do projeto EnCine – Cineclubismo e Educação, Ana Arruda, o representante do colegiado setorial do audiovisual, Adriano de Ângelis, o cineasta e documentarista brasileiro, Vladmir Carvalho, os representantes da União de Cineclubes do DF (UCDF), Pablo Feitosa e Viviane Calazans, o diretor regional de educação do Plano Piloto e professor, Jeferson Paes e o representante da secretaria de educação, Gilmar Ribeiro.

O cineasta Vladmir Carvalho acompanha esses grupos desde a década de 1950. ”Estamos revivendo de uma forma extraordinária o sentido e a mentalidade do cineclube nos últimos 10 anos. Com sorte, o Estado está entendendo essa mentalidade”, explica o cineasta, ao falar ainda que, o que antes eram encontros escondidos do Estado, hoje têm apoio e financiamento do próprio governo.

O representante do colegiado setorial do audiovisual, Adriano de Ângelis, também reforçou que “o audiovisual hoje tem muito mais dinheiro do que sempre teve” independente de como funciona e de quem é ou deixa de ser atendido por esse recurso, considera que só a existência desse fundo de investimento já tem a potência de irradiar ações e efeitos positivos para toda cadeia produtiva do  audiovisual, inclusive para os cineclubes.

O diretor da União de Cineclubes do DF, Pablo Feitosa, lembrou do programa governamental Cine Mais Cultura que incentivou a formação de cineclubes nas escolas por meio da disponibilização de material (equipamentos e obras nacionais) e capacitação dos professores. Pablo foi um dos auxiliares no treinamento dos professores para formação cineclubista e conta que 77 escolas foram beneficiadas com o projeto.

O representante da secretaria de educação, Gilmar Ribeiro, foi de grande importância para a realização de projetos de incentivo aos cineclubes nas escolas, como apresentou o mediador do seminário, Miguel Ribeiro. Gilmar acredita que arte e cultura são peças essenciais na formação do estudante: “O Ensino Médio não pode estar estruturado sem um setor que possa dar conta de apoiar e reunir essa área do conhecimento [a arte]”.

Ao final do seminário, o presidente do Congresso Brasileiro de Cinema Audiovisual (CBC), André Leão, apresentou uma carta e solicitou a assinatura de todos para requisitar a volta da Programadora Brasil, uma central de acervo de filmes nacionais para exibição não comercial – em cineclubes, centros de cultura, escolas e universidades públicas, por exemplo.

 

Ana Arruda FestBrasília
Ana Arruda reforça: Cineclubismo traz essa possibilidade de descentralizar o acesso ao cinema (Matheus Bastos/Campus Online)

Cinema nas escolas
Organizadora e figura importante de cineclubes do DF, Ana Arruda aproveitou o momento para anunciar o mais novo projeto que coloca o cinema nas escolas, o EnCine – Cineclubismo e Educação, que objetiva ampliar a rede cineclubista do Ensino Médio das escolas públicas do DF, dando sequência ao programa Cine Mais Cultura. O plano é, inicialmente, alcançar 20 escolas com incentivo de bolsas mensais aos estudantes participantes, disponibilizando 40 filmes licenciados, capacitação e acompanhamento ao longo do ano. Na divulgação do projeto pelo facebook, Ana Arruda reforça: “Cineclubismo traz essa possibilidade de descentralizar o acesso ao cinema e incentivar toda uma criatividade no modo de organizar uma sessão, escolher o filme, conduzir o debate – empoderamento aos jovens em todo o DF”.

Os educadores
A professora de audiovisual da Universidade de Brasília, Dácia Ibiapina, é jurada da mostra competitiva do Festival de Brasília e também participou da capacitação de professores da rede pública no projeto Cine Mais Cultura. Opina que é muito importante que se utilize o cinema em seu sentido amplo – reportagem, filme, TV, animação – como linguagem na educação. Dácia acredita que as escolas e as universidades estão atrasadas nesse tema, que deveriam incorporar em seus conteúdos o audiovisual da mesma forma que incorpora a oralidade e a escrita.

A educadora e responsável pela videoteca do Centro Educacional 02 de Taguatinga, Madalena de Melo, estava presente na platéia do seminário. Madalena atua diretamente com os professores,  busca material audiovisual conforme a demanda pedagógica. Conta que o CED 02 de Taguatinga foi uma das escolas beneficiadas pelo projeto Cine Mais Cultura mas que, mesmo com a estrutura para cineclubes, o projeto no centro educacional está parado por falta pessoal para cuidar do grupo. “Por isso vim para cá [o seminário], queremos resgatar esse projeto”.

A falta de pessoal e até mesmo de interesse por parte de alguns alunos foi uma das questões levantadas no seminário pela representante da União de Cineclubes do DF Viviane Calazans. A seminarista considerou importante trazer para debate a problemática de cineclubes já implementados nas escolas, para que, assim, fossem discutidas posteriormente possíveis soluções para a falta de professores capacitados e o desinteresse dos alunos.

Lei de incentivo
Em junho deste ano, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff a Lei nº 13.006, que torna obrigatória a exibição de filmes de produção nacional nas escolas por pelo menos duas horas mensais de forma a integrar o conteúdo pedagógico. O autor da lei, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), escreve em sua coluna no portal Gazeta News que o projeto possibilita a formação social da criança para um olhar sobre a realidade nacional. Em matéria do Campus Online sobre o festival de cinema especial para crianças, a curadora Luiza Lins também ressaltou a importância da exibição do cinema nacional para os pequenos.

Iniciativa independente
O professor de filosofia do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, Gabriel Lima, tem o costume de passar para seus alunos em sala de aula filmes nacionais e internacionais fora do circuito hollywoodiano, com o objetivo de agregar informação ao conteúdo ministrado. Independente dos projetos de incentivo à prática, o professor já considerava os filmes como ferramentas pedagógicas. “Da mesma forma que você pode passar um texto pra ler, [o filme] é algo com uma carga de informação”. A receptividade dos alunos, porém, não é a ideal. Gabriel começou a utilizar o cinema como instrumento por acreditar que o conteúdo seria assimilado de maneira mais fácil e direta, contudo o professor conta que os alunos possuem grande resistência a filmes que não seguem o padrão hollywoodiano: “Eles ficam entediados”. Acredita que falta sensibilidade para reconhecer o cinema não só como forma de entretenimento, mas também como um instrumento cultural capaz de gerar reflexão e debates.

Edição: Thaísa Oliveira - Campus Online*

Supervisão: Ana Elisa Santana

*O Portal EBC e o Campus Online - jornal laboratório de jornalismo da Universidade de Brasília - estão fazendo a cobertura do 47º FestBrasília em parceria, por meio do canal Colaborativo. Clique aqui para ler todas as reportagens da parceria.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário