one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Getúlio Vargas

Imagem:

Compartilhar:

Exposição retrata legado e o impacto do suicídio de Getúlio Vargas

Criado em 24/09/14 17h45 e atualizado em 07/07/16 14h59
Por Paulo Virgílio Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Exatamente um mês após a data que marcou os 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, o Museu da República, no Rio de Janeiro, inaugurou hoje (24) a exposição Saio da Vida para Entrar na Memória.  Montada com acervo do próprio museu, a mostra reúne imagens, fotos, documentos, reproduções de primeiras páginas dos jornais da época, além de réplicas do pijama que Getúlio vestia na noite do suicídio e do revólver com o qual atirou no próprio peito.

Leia mais notícias de Cultura

Quem foi Getúlio Vargas

O Palácio do Catete, que abriga o Museu da República desde a transferência da capital para Brasília, foi palco privilegiado da trajetória de Vargas. Durante 19 anos, de lá ele governou o país de diferentes formas. Foi chefe do governo provisório, resultado da Revolução de 1930; presidente eleito de forma indireta em 1934; ditador após a decretação do Estado Novo, de 1937 a 1945; e, finalmente, presidente democraticamente eleito, a partir de 1950.

Com curadoria do museólogo Mario Chagas, a exposição registra o legado do personagem que até hoje desperta paixões e ódios e está presente em monumentos, nomes de logradouros, de escolas e instituições nacionais. O título da mostra foi inspirado na frase com que Getúlio encerrou sua carta-testamento, “Saio da vida para entrar na história”.

Os salões do palácio onde se desenrolou a crise do governo democrático de Vargas, assim como o quarto onde o ex-presidente morreu, permanecem como atração para visitantes do museu. Nos anos 90, marcou época a encenação, nesse circuito expositivo, da peça O tiro que mudou a história , de Carlos Eduardo Novaes e Aderbal Freire-Filho.

A exposição Saio da Vida para Entrar na Memória será encerrada em fevereiro de 2015. Com entrada gratuita, ela pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, no bairro do Catete, zona sul do Rio.

  Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário