one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sala de cinema

Imagem:

Compartilhar:

Falta de salas para filmes nacionais é problema para produção no país

Criado em 22/09/14 15h01 e atualizado em 02/01/15 12h47
Por Andressa Rios Edição: Thaísa Oliveira - Fonte:Campus Online*

47º Festival de Cinema de Brasilia
O 47º Festival de Cinema de Brasilia deste ano tem mostra de filmes em Ceilândia. (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Disponibilidade de salas nos cinemas para produções nacionais foi principal problema identificado no seminário “Os novos rumos do CBC e a política do audiovisual no Brasil”, realizado no último sábado (20) no Museu Nacional, que reuniu representantes do Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual (CBC).

O presidente da Associação Brasileira de Documentaristas, André Leão, disse que o país é atrasado em número de salas para a produção nacional se comparado ao número disponibilizado aos filmes estrangeiros, principalmente os estadunidenses: “A gente se importa mais com os problemas dos outros do que com nossos próprios problemas”.

O pesquisador do mercado audiovisual brasileiro e membro do conselho fiscal do CBC, André Gatti, avaliou que o mercado audiovisual cresceu expressivamente nos últimos 10 anos. “O cinema brasileiro evoluiu na produção e no conteúdo, mas nós devemos fazer uma regulação do mercado na questão de filmes estrangeiros. Muitos entram e ficam poucos filmes nacionais em cartaz.”

André Gatti também disse que alguns filmes brasileiros como “Central do Brasil” foi sucesso nos Estados Unidos e na França e foi mais assistido no exterior do que pelos brasileiros no Brasil, porque lá foram disponibilizadas mais salas do que aqui. Gatti completou que o cinema brasileiro tem crescido em público e em investimentos, mas que o crescimento em número de salas é pouco. Os principais filmes de sucesso, por exemplo, precisam de exibição em salas de cinema, já que o fato de um filme estar em cartaz dá maior visibilidade.

Confira a programação completa da Mostra Competitiva do FestBrasília

Novos rumos
O ex-diretor do CBC, Leopoldo Nunes, falou sobre o começo do Congresso e contou que, nos anos 50, houve dois encontros nacionais da comunidade cinematográfica que se tornaram conhecidos como “Congressos Brasileiros de Cinema”. Meio século depois, um grupo de cineastas buscou retomar a ideia de um amplo encontro que pudesse encaminhar um consenso possível para o cinema do país. A partir de 2000, o Congresso Brasileiro de Cinema tornou-se encontro periódico (a princípio anual e, em seguida, bienal). No mesmo ano, foi decidida a criação de uma entidade estável, com sede, estatutos, diretoria e existência não restrita ao período dos encontros. O CBC foi criado também com o objetivo de ser um órgão que regulasse os filmes, como por exemplo, a entrada de filmes estrangeiros ao Brasil.

André Leão chegou ao ponto de discutir a continuidade do CBC. Ele disse que a sociedade civil mudou e que, pouco a pouco, ela descobriu que tem o mesmo acesso que as entidades têm a partir da internet. Um exemplo que ele deu foi a Lei de Acesso à Informação, já que a sociedade agora tem acesso à informações que antes só eram acessíveis ao governo.

Brasília conta com seis entidades do audiovisual, incluindo o CBC. André Leão disse que  estamos mais preocupados com as questões locais do que com as nacionais e completou: “São muitas entidades com pouco foco, aí há uma fragmentação de lutas”. Ele ressaltou que o CBC tem que ser útil aos seus filiados e que o CBC quer ser uma entidade de realizadores, mas que tem que se adaptar a nova rede/teia de informação e tecnologia.

O atual membro do conselho deliberativo do CBC e ex-presidente do Congresso, Geraldo Moraes, disse que o que há de mais avançado em nossas políticas culturais já chegou atrasado ao país. Disse também que, atualmente, o audiovisual é apenas um meio de comunicação da atualidade, nada mais. E fechou seu discurso dizendo: “As entidades representativas não são mais representativas, porque a democracia representativa também não é mais representativa como antes”.

A atual tesoureira do CBC, Edina Fuji, disse que deveríamos pensar daqui pra frente. “O que o Congresso, de fato, quer que mude?” Ela deixou claro que gostaria que o CBC continuasse. O presidente do CBC João Baptista Neto, que estava na plateia, se pronunciou e disse que o CBC “perdeu o norte” porque todos acham que o cinema brasileiro vai bem, mas ele não vai. Completou que o Brasil quer ser o cinema estadunidense, algo que nunca vai acontecer, já que a evolução aqui já chegou atrasada.

O coordenador do Colégio de Audiovisual do DF Adriano de Angelis, que acompanhou o debate, achou bastante interessante, pois ele observou a importância de entender o atual cenário do mercado audiovisual. Disse também que no cinema brasileiro há boas produções, mas que o sistema de exibição é ruim: “Falta políticas públicas para inovação”.

Edição: Thaísa Oliveira - Campus Online*
Supervisão: Ana Elisa Santana/Portal EBC

*O Portal EBC e o Campus Online - jornal laboratório de jornalismo da Universidade de Brasília - estão fazendo a cobertura do 47º FestBrasília em parceria, por meio do canal Colaborativo. Clique aqui para ler todas as reportagens da parceria.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário