one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festivalzinho exibe curtas-metragens para crianças durante o Festival de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Festivalzinho exibe filmes brasileiros especiais para as crianças

Criado em 22/09/14 14h41 e atualizado em 02/01/15 12h47
Por Maria Paula Abreu Edição: Thaísa Oliveira - Fonte:Campus Online*

Festivalzinho
Festivalzinho exibe curtas-metragens para crianças durante o Festival de Brasília (Gabriela Studart/Campus Online)

O Festivalzinho, espaço da programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro destinado ao público infantil, está em seu 11º ano e dá oportunidade a crianças de todo o Distrito Federal de entrarem em contato com a sétima arte. O evento começou na última quarta-feira (17) e, de acordo com a organizadora, Ilane Nogueira, até sábado (20/9) 1.300 crianças já haviam assistido os curtas selecionados para edição deste ano.  É possível assistí-los gratuitamente no Cine Brasília, CG do Gama, Museu da República, Teatro Newton – Sesc Ceilândia, Teatro da Praça-Taguatinga, Teatro de Sobradinho e em algumas bibliotecas públicas cadastradas no projeto, sempre às 10h.

O evento é uma parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que tem por objetivo incentivar a circulação de filmes nacionais infantis pelo país. A idealizadora da Mostra de Florianópolis e também curadora do Festivalzinho, Luiza Lins, reforça: “A iniciativa de Florianópolis foi a primeira exclusiva pra crianças no Brasil. A gente promove o cinema brasileiro para as crianças e é uma honra fazer parceria com o Festivalzinho de Brasília”.

Confira a programação completa do Festivalzinho

Os curtinhas
Os dez filmes do Festivalzinho foram escolhidos a partir da opinião das crianças dentre os 60 exibidos na Mostra de Florianópolis. Os curtas são variados: de animações lúdicas a abordagem de questões sociais vividas por crianças no interior do país. Além de proporcionar a identificação da criança brasileira com o que se assiste nas grandes telas, Ilane Nogueira relata histórias de crianças que tiveram contato com o cinema pela primeira vez por meio desses projetos. “Uma vez um menininho de Planaltina, devia ter uns sete anos, chegou para mim e disse ‘Tia, sabia que é a primeira vez que venho ao cinema?’. Isso é emocionante”, conta.

Luiza Lins fala sobre a importância de apresentar curtas nacionais e ressalta que as crianças, nos dias atuais, são educadas visualmente por meio de filmes hollywoodianos, que não representam a realidade cultual em que vivem: “A criança brasileira não se vê na tela”. Segundo ela, a produção nacional de cinema infantil cresceu nos últimos tempos. A parcela para crianças de produção audiovisual no país já foi de apenas 2% mas, após organizações de festivais infantis e outros incentivos, hoje, chega aos 4%. “Ainda é pouco, mas houve melhora”, comenta.

A programação está dividida em dois blocos de curtas. O primeiro ainda será exibido domingo (21) e terça-feira (23) e conta com os títulos: Com os pés na cabeça (RJ), Sonhos (RJ), Souvenirs de verão (RJ), A história dos meninos que andavam à noite (SP), Encantadores de história (DF), De martelos e serrotes (MG). O segundo, composto por Meu amigo Nietzsche (DF), A rua é pública (MG), João o galo desregulado (SP) e Sonhos (BA) é exibido amanhã (20) e segunda-feira (22).

Projeto escola
O Festivalzinho tem duas formas de contato com as crianças: leva as escolas públicas agendadas até os locais de exibição citados ou fornece o material audiovisual para que as instituições façam a exibição para seus alunos.

Algumas escolas que estão no material de divulgação, porém, não participam do projeto. De acordo com a organizadora, Ilane Nogueira, erros técnicos no momento de processamento das informações levaram a inclusão de instituições não agendadas. Para saber se sua escola está no projeto, entre em contato no número (61) 3325-7777 ou pelo e-mail festivaldebrasilia@gmail.com.

Confira também a programação das atividades do 47º FestBrasília:

Mostra competitiva - 17 a 22 de setembro

Mostras paralelas - 17 a 22 de setembro

Seminários - de 17 a 23 de setembro

Oficinas - de 17 a 23 de setembro

Debates sobre os filmes de longa-metragem da Mostra Competitiva

Mostra Brasília - 18 a 22 de setembro


Edição: Thaísa Oliveira - Campus Online*

Supervisão: Ana Elisa Santana/Portal EBC

*O Portal EBC e o Campus Online - jornal laboratório de jornalismo da Universidade de Brasília - estão fazendo a cobertura do 47º FestBrasília em parceria, por meio do canal Colaborativo. Clique aqui para ler todas as reportagens da parceria.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário