one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Projetor de cinema

Imagem:

Compartilhar:

Festival internacional Macaé Cine exibe dez curtas estrangeiros

Criado em 17/11/14 21h35 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgílio Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Criado em 2011 por um jovem cineasta da cidade, o Festival de Cinema de Macaé (Macaé Cine) chega hoje (17) à quarta edição e à condição de internacional. Logo após a abertura oficial do evento, às 20h, no Teatro Municipal de Macaé, terá início a mostra internacional do festival, que exibirá dez curta-metragens de países como Alemanha, França, Iraque e Portugal. O encerramento está previsto para sábado (20).

A internacionalização do Macaé Cine é resultado de parceria firmada entre os produtores do evento com o Festival Cine Latino-americano de La Plata, na Argentina, e o Los Angeles Brazilian Film Festival. Voltado para curtas-metragens de todos os gêneros, o Macaé Cine programou para esta edição aproximadamente 60 filmes com exibição gratuita. Eles estão distribuídos por quatro mostras, duas delas competitivas: Visões Macaenses e Lagos, com dez curtas regionais, e Panorama Nacional, com 35 filmes. As outras duas são a Mostra Animada, com filmes infantis, e a internacional, que recebeu o título de Sem Fronteiras.

Confira também:

Obras de Kandinsky ficam em exposição no Brasil até setembro de 2015

À frente do festival desde a primeira edição, João Rocha comemora o sucesso do evento, idealizado por Thales de Moraes, que morreu no ano seguinte à criação. “Somos o único festival audiovisual da região e entramos para o calendário cultural da cidade, resgatando uma relação com o cinema que Macaé havia perdido”.

Localizada no norte fluminense, Macaé experimentou grande crescimento nas últimas décadas. A indústria do petróleo atraiu à cidade novos moradores, brasileiros e estrangeiros, muitos deles interessados em uma boa programação cultural. “Sem dúvida, esse é um fator que contribui para o sucesso do festival”, admite João Rocha.

O curta que abre a mostra, O Presente, do gênero ficção, com direção e roteiro de Vivianne Jundi, é brasileiro e foi indicado pelo Los Angeles Brazilian Film Festival, que ocorre anualmente no cidade norte-americana. Na sequência, serão exibidos nove curtas estrangeiros. O Teatro Municipal tem capacidade para 310 espectadores.

Além das mostras oficiais, o festival também programa palestras, debates e workshops. Conforme João Rocha, a exibição de longas-metragens está prevista na próxima edição, com foco em clássicos restaurados do cinema brasileiro.

O evento é realizado pela produtora Império e coproduzido pela Fundação Macaé de Cultura e Prefeitura de Macaé, com patrocínio da Petrobras.  A programação completa está disponível no site www.macaecine.com.br .

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário