one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Especial Música Negra Brasileira

Imagem:

Compartilhar:

Música Negra Brasileira: conheça os convidados do programa especial da TV Brasil

Criado em 10/11/14 17h30 e atualizado em 13/11/14 15h33
Por Daniel Roviriego e Lauro Mesquita

A música foi um importante veículo de valorização da herança afro-brasileira no Brasil. Nos anos 70, artistas como Jorge Ben, Tim Maia, Gilberto Gil e Wilson Simonal cantavam o orgulho de ser negro em canções célebres como "Zumbi", "Negro é Lindo", "Rodésia", "Que bloco é esse", "Tributo a Martin Luther King" e muitas outras. A temática e o estilo musical traziam elementos do movimento Black Power americano, assim como de gêneros musicais como o soul, o funk e o reggae.

O especial Música Negra Brasileira vai ao ar na TV Brasil em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e resgata o universo dos bailes black dos anos 1970. Participam nomes da época como Sandra de Sá, Toni Tornado, Hyldon e de talentos da nova geração que atualizam este universo cultural, como B Negão e Ellen Oléria.

Nos vídeos abaixo confira histórias da carreira dos artistas e a opinião deles sobre racismo e a importância da música na construção da identidade negra.

Sandra de Sá

Sandra de Sá, anfitriã do especial Música Negra Brasileira,  fala sobre racismo e a mudança da sociedade brasileira em relação ao tema. Ela ainda reflete sobre a influência africana na cultura brasileira. Segundo ela, o povo brasileiro está mais consciente e questões relativas ao preconceito são mais criticadas.

Hyldon

Em entrevista exclusiva, o cantor, guitarrista e compositor Hyldon exalta a importância de Tim Maia na música brasileira e seu grito de “muitas Áfricas”. O músico ainda narra um episódio vivido com Wilson Simonal, um dos compositores homenageados pelo especial Música Negra Brasileira, junto com Tim Maia, Jorge Ben Jor, Cassiano e Gilberto Gil.

 

Ellen Oléria

A cantora e compositora Ellen Oléria fala da relação da sua geração com a luta pela transformação nos processos discriminatórios no Brasil e o papel do movimento negro nesta jornada. Ellen ainda explica como a música é um agente fundamental na exaltação da cultura afro-brasileira.

 

Toni Tornado

O ator, cantor e compositor fala sobre como a  educação no Brasil aborda a cultura e história dos negros no país e a importância do tema para a conscientização social.  Tony ainda dá um recado para o jovem negro brasileiro. Confira.

B Negão

O cantor e compositor B Negão explica o conceito do “Afrofuturismo” e sua militância nesta área. Bernardo ainda fala de Jorge Ben e seu principal arranjador, J.T Meirelles.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário