one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Windek - Todos os tons de Angola, estreia na TV Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Novela que mostra cultura do povo angolano será exibida no Brasil

Criado em 10/11/14 06h48 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Sabrina Craide Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

O público brasileiro vai poder acompanhar, a partir de hoje (10) na TV Brasil, uma novela na qual quase todos os atores são negros e desempenham os mais variados papéis como empresários, modelos e jornalistas. Além de mostrar um cenário de glamour e ambição, a novela Windeck, produzida em Angola, traz elementos da tradição e da cultura africana, como costumes e dança.

windeck

Windeck é a primeira novela africana a ser exibida no BrasilReprodução site TV Brasil

“Não é uma mera exibição de novela, é política pública. Estamos dando espaço para a representação negra positiva e para a África se mostrar para os brasileiros da maneira que o brasileiro mais gosta e melhor recepciona a informação”, explica o diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eduardo Castro. Antes de decidir pela exibição da novela, a EBC promoveu discussões com integrantes do movimento negro para verificar a receptividade da trama.

Castro destaca que, em Windeck, os personagens negros aparecem em funções de destaque na sociedade, como donos de empresas, presidentes de banco e modelos. “Negro não é o que vemos nas nossas novelas: serviçal, abridor de porta, jogador de futebol e pagodeiro”, diz. Além de apresentar elementos culturais de Angola, a novela traz temas como a violência doméstica, a homofobia e as doenças sexualmente transmissíveis. Segundo Castro, todos esses temas serão debatidos nos programas da EBC.

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, foi a primeira a assistir a um capítulo da novela. Por acreditar que a exibição da trama representa a concretização de uma política pública, a secretaria patrocinou o licenciamento da novela para a transmissão no Brasil.

Para a ministra, Windeck representa uma trincheira importante, pois as novelas brasileiras mostram uma imagem do negro estereotipada. “A exibição da novela é fruto de uma parceria da Seppir e da EBC para mostrar que é possível, dentro de um gênero que é tão comum no Brasil, ter protagonistas negros, é algo simples de fazer”, disse a ministra, em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil.

A secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Seppir, Silvany Euclênio, diz que a exibição da novela no Brasil deverá servir como um contraponto às novelas produzidas no país, onde a maioria do elenco é branco e os negros são incluídos em papéis menores. “Vamos ver negros em diferentes papéis, tanto personagens com características positivas, como mais negativas, como é o ser humano de qualquer origem racial ou étnica”, avalia.

>> Conheça os protagonistas de Windeck

O cineasta Joel Zito de Araújo integrou um dos grupos focais para avaliar a novela. Ele acredita que a trama vai causar um choque estético no público brasileiro, por contar com a maioria do elenco negro, além de mostrar uma visão da África com um grande nível de desenvolvimento, desconstruindo a imagem que muitos têm do continente. “Embora seja uma telenovela, com os cacoetes típicos, que não são muito voltados para o realismo, também nos ajuda a viver um pouco da cultura angolana”, diz.

Ele aposta que o público negro terá uma grande identificação com a telenovela e também comemora o fato de pretos e pardos não aparecerem apenas como subalternos. “É a primeira telenovela que pode despertar um encanto grande na população negra. E se uma parcela dessa população negra acompanhar a telenovela, é uma grande conquista para a EBC”, diz.

Leia também no Portal EBC:

Festival em São Paulo celebra a diversidade com cinema, teatro e música

Publicidade infantil: professores comentam elementos importantes para uma boa redação

Maioria dos catalães vota "sim" a favor de Estado independente

O cineasta, entretanto, não tem expectativa de que a trama seja um grande sucesso em todo o país e acredita que Windeck vai agradar mais o público que já gosta desse gênero, especialmente quem gosta de assistir a novelas mexicanas e venezuelanas. “A novela está mais próxima desse tipo de dramaturgia do que da modernidade que tem a dramaturgia da telenovela brasileira”, avalia.

Windeck mostra um continente africano moderno, jovem, completamente diferente do que o Brasil está acostumado a ver, na avaliação da jornalista Angélica Basthi. Para ela, a novela vai ser um marco para a televisão brasileira por ter protagonistas negros e trazer temas próximos da nossa sociedade. “Acho que vai ter uma ótima repercussão e vai criar um novo padrão de visibilidade do negro na sociedade brasileira”, avalia.

Por outro lado, ela critica a forma como as mulheres são tratadas na novela. “Acho que será uma oportunidade para nós discutirmos, aqui no Brasil, as nossas relações de gênero”, diz Angélica, que integra a Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro.

O termo Windeck é uma gíria angolana usada para identificar pessoas gananciosas que querem ascender socialmente a qualquer preço. A trama é ambientada em Luanda e é centrada nos bastidores da redação de uma revista chamada Divo.

Windeck tem 140 capítulos e é a primeira novela produzida em Angola. A trama já foi exibida pela emissora TPA, de Angola, e pela RTP1, de Portugal, e em 2013 esteve entre as quatro telenovelas indicadas ao Emmy Internacional, junto com duas obras brasileiras e uma canadense.

A classificação indicativa da novela é 16 anos, por isso será exibida às 23h, de segunda a sexta-feira. A novela será transmitida com áudio original, ou seja, os atores falam o português de Angola, mais próximo à língua falada em Portugal. Ao surgir alguma expressão diferente da usada no Brasil, ela será explicada com uma legenda ou o telespectador será convidado a ir ao site da novela, onde há um glossário. Também há a opção de usar o recurso closed caption da televisão, uma forma de legenda oculta.

Editora: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário