one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Arquiteto paulista vence concurso para projeto da sede do MIS Pro, na Lapa

Criado em 05/12/14 16h18 e atualizado em 07/07/16 14h15
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O escritório de arquitetura Silvio Oksman, de São Paulo, foi o ganhador do concurso nacional para escolha do melhor projeto de estudo preliminar para a sede administrativa do Museu da Imagem e do Som (MIS) - na Rua Visconde de Maranguape, na Lapa -, conhecido como MIS Pro. O concurso foi promovido pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e organizado  pelo  Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil  (IAB-RJ). O anúncio foi feito hoje (5), e o prêmio, no valor de R$ 50 mil, será entregue no próximo dia 22.

O MIS Pro ficará responsável pela guarda de todo o acervo físico, ou seja, da reserva técnica do museu. O acervo poderá ser acessado também por meio de equipamentos interativos,  no prédio do MIS, em construção, na Avenida Atlântica, em Copacabana. O acervo inclui uma coleção de 300 mil documentos; 50 mil fotos de profissionais como Augusto Malta  e Guilherme Santos; coleções das cantoras  Elizeth Cardoso e Linda Batista, e do músico Jacob do Bandolim; 80 mil partituras, algumas originais, da Rádio Nacional, do compositor Pixinguinha e do maestro Guerra Peixe; mais de 60 mil discos, cartazes e cartas, além das roupas e bijuterias da cantora e atriz Carmen Miranda.

A coordenadora do concurso, Cêça Guimaraens, vice-presidente de Relações Socioculturais do IAB-RJ, informou à Agência Brasil que o concurso recebeu 53 inscrições de escritórios de arquitetura de todo o país, dos quais 29 apresentaram propostas. Os segundo e terceiro lugares ficaram com equipes do Rio de Janeiro, havendo duas menções honrosas para equipes do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

O projeto vencedor de estudo preliminar resultará, no ano que vem, no projeto executivo da sede do MIS Pro. “A proposta de estudo preliminar já abrange soluções e encaminha diretrizes nesse sentido”. Ele tem consistência técnica, não só no sentido da arquitetura, da espacialidade, mas também do funcionamento do museu”, disse Cêça. A obra deverá totalizar em torno de 4 mil metros quadrados.

Conselheiro de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) e professor universitário, Silvio Oskman comentou que o resultado do concurso o deixou muito feliz. Salientou que o seu escritório de arquitetura tem agora a oportunidade de desenvolver um projeto na Lapa, região que considera importante para os cariocas. “Ter o MIS na Lapa é muito importante para o processo de qualificação do espaço urbano, e este projeto dialoga ainda com a sede, em Copacabana, o que deixa a gente muito feliz. Estamos comemorando a possibilidade deste trabalho”, insistiu.

A presidenta da Fundação MIS, Rosa Maria Araújo, externou satisfação com o projeto vencedor.  “É um projeto simples, elegante, de linhas retas, que obedece às regras de conservação que a gente queria”, disse ela. A obra terá seis andares, com controle de luz e temperatura para conservação dos documentos. No térreo, poderão ser feitas exposições ligadas à história cultural da cidade. Rosa Maria salientou que o MIS Pro poderá ainda dialogar com outros centros culturais da Lapa. Haverá também um café e uma pequena loja para vender lembranças do museu, além de laboratórios e biblioteca. “Nós estamos muito satisfeitos com o resultado”, enfatizou.

 

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário