one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Francesc Escribano é autor do livro que deu origem ao filme “Descalço sobre a Terra Vermelha”

Imagem:

Compartilhar:

Francesc Escribano destaca a aceitação do filme sobre Dom Pedro Casaldáliga

Criado em 12/12/14 18h23 e atualizado em 12/12/14 18h21
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Autor do livro que deu origem ao filme “Descalço sobre a Terra Vermelha”, o escritor catalão Francesc Escribano destaca a aceitação que a adaptação audiovisual teve em várias partes do mundo. “Diferentes culturas se emocionam”, afirmou em entrevista concedida a Rodrigo Soprana, diretor do programa Ver TV, da TV Brasil, ao comentar os prêmios conquistados em festivais na Europa, Ásia e América do Norte. O filme vai ser exibido em formato de minissérie na TV Brasil a partir deste sábado, 13, às 21h30.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em três episódios, com 52 minutos, sempre aos sábados, “Descalço sobre a Terra Vermelha” mostra a vida do bispo emérito de São Félix do Araguaia, o catalão Dom Pedro Casaldáliga, e seu trabalho junto às populações indígenas do Mato Grosso e contra o trabalho escravo na região centro-oeste brasileira. Dom Pedro chegou ao Brasil em 1968 e lutou contra a Ditadura Militar.

A ideia de contar a trajetória de Dom Pedro Casaldáliga surgiu quando, em 1985, o então repórter da TV pública catalã Francesc Escribano veio ao Brasil buscar histórias relacionadas ao seu país. Ele fez a reportagem e ficou “impressionado com a situação do Brasil” e como Dom Pedro havia lidado com aquela realidade. Em 1998 saiu o livro e, anos mais tarde, o primeiro roteiro do filme. “Explicar a luta que vocês, brasileiros, fizeram durante todos esses anos, acho que é o mais importante do filme”, conta o escritor.

Coprodução

Dirigido pelo cineasta catalão Oriol Ferrer, “Descalço sobre a Terra Vermelha” é resultado da coprodução entre a TV Brasil, a espanhola TVE, a catalã TV3, a brasileira Raiz Produções e a Minoria Absoluta, produtora espanhola. O espanhol Eduard Fernández atua no papel do bispo Casaldáliga. A minissérie tem ainda a participação de atores brasileiros como Babu Santana, Eduardo Magalhães e a atriz Cristina Lago.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário