one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Museu Nacional de Belas Artes

Imagem:

Compartilhar:

Museu Nacional de Belas Artes abre mostra com obras doadas pela Receita Federal

Criado em 13/01/15 20h14 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgílio Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

No dia em que comemorou seus 78 anos de fundação, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) inaugurou nesta terça (13) uma exposição de 20 obras de arte apreendidas pela Receita Federal e doadas à instituição em abril do ano passado. A mostra Apreensões e Objetos do Desejo: Obras Doadas pela Receita Federal ao MNBA reúne um conjunto valioso, que reforça significativamente o acervo do museu, com trabalhos de artistas de renome nacional e internacional.

Leia mais no Portal EBC

Museu da Maré vira atração turística do Rio de Janeiro

Entre os nomes da arte moderna e contemporânea internacional, figuram  obras do indiano Anish Kapoor, do húngaro Victor Vasarely, da francesa Niki de Saint-Phalle e do italiano Michelangelo Pistoleto. Já na arte brasileira, a doação contempla trabalhos de Sérgio Camargo, Beatriz Milhazes, Jorge Guinle Filho, Daniel Senise, Juarez Machado e Osgêmeos.

A doação do conjunto ao MNBA foi possível graças a um acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Cultura, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Receita Federal. Algumas das obras apreendidas tinham sido adquiridas em leilões das prestigiadas casas Sotheby's e Christie's.

“Esta doação vai completar lacunas relativas ao período moderno e contemporâneo do nosso acervo”, explicou a diretora do MNBA, Monica Xexéo. Segundo ela, no caso dos artistas brasileiros “a repatriação desse importante conjunto demonstra a força da arte brasileira no mercado internacional”.

Em exposição temporária até 29 de março, as 20 obras se encontram praticamente no estado em que foram recebidas. Segundo o MNBA, posteriormente elas passarão por um processo de conservação, para figurarem no circuito permanente do museu.

A mostra pode ser visitada de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Em janeiro, por ser o mês de aniversário do museu, a entrada é franca. O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, na Cinelândia, centro do Rio.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário