one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sala de cinema Cinesesc Augusta em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Ancine considera histórica participação brasileira no Festival de Berlim

Criado em 20/02/15 19h26 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) considerou histórica a participação brasileira no 65º  Festival Internacional de Cinema de Berlim, ocorrido entre os dias 5 e 15 deste mês na capital alemã. O país teve 14 títulos exibidos na seleção oficial e o longa-metragem Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, ganhou dois prêmios: o do público da Mostra Panorama, onde concorreu com outros 34 filmes de 29 países, e também o da Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e Experimentais (Cicae) que reúne mais de 3 mil salas em cerca de 30 países.

Além disso, 13 brasileiros participaram do programa de residência Berlinale Talents e cerca de 90 estiveram no European Film Market.  O país voltou de Berlim com acordos fechados e negócios feitos, entre eles um protocolo de cooperação audiovisual com o Instituto Mexicano de Cinematografia (Imcine).

"O Festival de Cinema de Berlim é hoje um dos três mais importantes festivais de cinema do mundo. O cinema brasileiro tem força e talento para romper a dicotomia entre o mercado e a arte. E quando os curadores dos festivais internacionais têm curiosidade e olhos pra ver, encontram um Brasil novo que pulsa e emerge”, disse o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, ao avaliar hoje (20) a participação brasileira no evento. Rangel esteve em Berlim, acompanhado de Eduardo Valente, assessor Internacional da agência.

Sobre o filme Que Horas Ela Volta?, estrelado pelas atrizes Regina Casé e Camila Márdila, o presidente da Ancine considerou a produção “absolutamente conectado com o Brasil de hoje”. Segundo ele, “estão em cena a herança escravocrata brasileira no ambiente doméstico e a emancipação, com humor, acidez e ternura no olhar sobre homens e mulheres”.

Produzido pela Gullane Filmes, associada ao programa de promoção Cinema do Brasil, da Ancine, Que Horas Ela Volta? foi vendido para os Estados Unidos, a França, Espanha, Bélgica e Luxemburgo e a Suíça. O longa Beira-Mar, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher foi outro que voltou da Alemanha com acordos fechados: produzido pela Avante Filmes, também associada ao Cinema do Brasil, o filme foi comprado por distribuidoras para exibição na Alemanha, Áustria, Suíça, França, em Portugal, nos Estados Unidos e no Canadá.

O protocolo assinado por Rangel com o diretor-geral do Imcine, Jorge Geraldo Sánchez Sosa, prevê o lançamento anual de editais simultâneos nos dois países para a seleção de projetos de longas em regime de coprodução e o apoio à distribuição de filmes brasileiros no mercado mexicano e de filmes mexicanos nos cinemas brasileiros. “Este protocolo representa uma reaproximação em nível institucional entre as duas maiores indústrias audiovisuais da América Latina. Por muitos anos, o Brasil e México estiveram mais distantes, apenas com coproduções eventuais em pequeno número. Esperamos, a partir de agora, um novo patamar de aproximação entre os produtores dos dois países”, avaliou o diretor-presidente da Ancine.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário