one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mast comemora 30 anos com programação especial aberta ao público

Criado em 08/03/15 18h42 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O  Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) completa 30 anos neste domingo (8) e para comemorar a data programou uma série de atividades abertas ao público durante o fim de semana. São várias atrações que permitem ao visitante aprender, de maneira divertida, os segredos da ciência, e que estimulam o pensamento e a criatividade. Um dos destaques da programação é a oficina Brincando com a ciência, que usa a interatividade para tratar de temas científicos. Com materiais normalmente disponíveis em casa, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta são construídos diversos experimentos.

Outra opção para o público é observar o Sol de forma segura, por meio de filtros e telescópios especiais. Dessa forma, é possível ver o maior astro do sistema solar com seu aspecto alaranjado e observar as manchas identificadas pela primeira vez, com uma luneta, por Galileu Galilei, no século 16. Ao anoitecer, o visitante também terá a chance de observar o céu, a Lua, os planetas e as estrelas, através de uma luneta centenária e de telescópios modernos.

O público também poderá conhecer as exposições do Mast, o segundo maior meteorito encontrado no Brasil e o conjunto arquitetônico do museu. Exemplo da arquitetura e da engenharia voltadas para a astronomia dos primórdios do século 20, o prédio-sede do Mast, no bairro de São Cristóvão,  foi construído para abrigar o Observatório Nacional, uma das mais antigas instituições científicas brasileiras, fundado em 1845.

Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Mast foi criado no Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Sua origem remonta ao Grupo Memória da Astronomia, constituído no Observatório Nacional em 1982 e depois renomeado Projeto Memória da Astronomia no Brasil e Ciências Afins. Um ano após a criação do museu, em1986, o conjunto arquitetônico e paisagístico do Observatório Nacional foi tombado como patrimônio histórico e artístico nacional.

A instituição tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico. Além das atividades de divulgação da ciência, por meio de exposições, ciclos de palestras, observação do céu, visitas orientadas e várias outras, o museu reúne pesquisadores que fazem estudos em diversas áreas científicas.

A programação de aniversário é gratuita e com classificação livre. No sábado, o museu estará aberto das 14h ás 20h e no domingo, das 14h às 18h. O Mast fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão, zona norte do Rio.

Amanhã (9), o aniversário do Mast será comemorado em uma solenidade que reunirá funcionários e colaboradores , além de ex-diretores do museu e representantes de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o Observatório Nacional e o Instituto Nacional de Matémática Pura Aplicada (Impa). Na ocasião, será cortado um bolo em homenagem aos 30 anos do Mast. O evento não será aberto ao público.

Nos dias 10 e 11, ainda como parte das comemorações, ocorrerá o seminário Mast 30 Anos - Circulação de Artefatos e Coleções de Ciência e Tecnologia. O encontro reunirá especialistas nos campos da História da Ciência e da Tecnologia, da Museologia e da Educação em Ciências. O objetivo é realizar debates sobre trabalhos que incorporam em suas análises coleções e artefatos científicos.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário