one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Praça Tiradentes no Rio tem atrações culturais todo primeiro sábado do mês

Criado em 02/05/15 14h25 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Flávia Villela - Repórte da Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Exposições, feiras, apresentações musicais e teatrais são algumas das atividades oferecidas hoje (2) no Circuito Tiradentes Cultural que ocorre em torno da Praça Tiradentes, no centro do Rio. O projeto foi criado em 2014 e ocorre todo primeiro sábado do mês para promover a revitalização da região.

A Escola de Música Villa-Lobos, da Secretaria de Estado de Cultura, que integra o circuito, abriu suas portas ao público, com visita guiada e oficinas gratuitas de percussão. O diretor da escola, Carlos Valente, explicou que a novidade desta edição é a ocupação da praça com programação diurna, que antes ocorria somente dentro das 16 espaços culturais do circuito.

“Temos o Tiradentes Gastronômico, com 19 barraquinhas com quitutes, uma oficina de confecção de violinos em bambu, de azulejo, apresentações de música e danças e à noite teremos DJ de disco de vinil”, contou ele que espera que a ocupação da praça vire costume nas próximas edições.

O diretor do Teatro João Caetano, Daniel Dias da Silva, explicou que este ano a instituição, que fica em frente à Praça Tiradentes, idealizou a performance Histórias Reveladas em homenagem à região. “São 18 envelopes com fotos e imagens de pontos antigos aqui da praça. Um ator então interpreta textos de escritores da época, documentos, que se referem àquelas imagens, que as pessoas vão pegando descobrindo e revelando”, explicou ele. “É uma forma também de ajudarmos as pessoas a conhecerem um pouco mais da Praça Tiradentes, que tem muita história para contar”, completou.

A professora Glória Dias descobriu o circuito por acaso e gostou tanto que decidiu voltar. “Frequento a feira da Lavradio e aqui é caminho para lá. Gostei da iniciativa, um movimento cultural e gastronômico. Aqui nunca tem nada. As pessoas ficam muito só no shopping ou na praia. Eu gosto de coisa nova”, comentou ela.

Editor Talita Cavalcante
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário