one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Espaço Público entrevista cartunista Laerte Coutinho

Criado em 23/06/15 17h56 e atualizado em 23/06/15 18h52
Por TV Brasil

O Espaço Público desta terça-feira (23), às 22h, conversa ao vivo com a cartunista e chargista Laerte Coutinho. No encontro, ela fala sobre a paixão pelo desenho e sobre sua trajetória profissional. Foi ainda criança que Laerte descobriu na narração e expressão dos traços uma afinidade com sua própria personalidade.

Na efervecência da década de 1960, sobre o impacto da ditadura militar, Laerte publicou seus primeiros trabalhos nos jornais acadêmicos da USP – a Universidade de São Paulo. De lá para cá, viu na comunicação social terreno fértil para charges e cartoons humorísticos e enigmáticos de caráter ativista e social.

Laerte é a convidada do Espaco Público

 

Na parceria com outros dois cartunistas, Angeli e Glauco, colaborou com o jornal “O Pasquim”. Também trabalhou em diversas outras publicações como Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo; impressões sindicais e, ainda, nas revistas “Isto é” e “Veja”. Autora de livros como “Carol (infantil)” e “Laertevisão: Coisas que não esqueci", também trabalhou na televisão produzindo textos para a TV Pirata e TV Colosso – da TV Globo.

Entre os personagens principais da obra de Laerte estão Overman – um super-herói bipolar moralista de hábitos retrógrados; Piratas do Tietê – que vivem nas águas do rio que cortam São Paulo e aterrorizam a cidade com saques e matanças; e, ainda, Hugo – personagem que muda de sexo e se torna Muriel. Esse último, inspirado em sua própria história que, há alguns anos, assumiu-se bissexual e transgênero.

Atualmente, apresenta no Canal Brasil o programa “Transando com Laerte”, no qual recebe convidados como Tom Zé, Paulo Lins, Marisa Orth e Xico Sá, que falam sobre assuntos diversos como música, arte e literatura.

O Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior. Esta edição também tem a participação da jornalista convidada Cynara Menezes, do blog "Socialista Morena".

O público pode participar com perguntas pelas redes sociais da TV Brasil (Twitter e Facebook). 

Assista à entrevista no player abaixo a partir das 22 horas desta terça-feira (23):

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário