one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Portugal é homenageado na Virada Cultural

Criado em 21/06/15 19h05 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Marli Moreira Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Pela primeira vez desde que foi criada, a Virada Cultural incluiu na programação a homenagem a um país. No caso, o espaço foi aberto para Portugal que tem profundas raízes culturais entre os brasileiros desde o descobrimento do Brasil.

Com uma estrutura montada no Parque Ibirapuera, o Experimenta Portugal levou ao público mais do que o fado e outras expressões artísticas, características da Virada Cultural. No local, foi instalada uma mostra com produtos portugueses e outros itens. Quem foi pôde apreciar de aulas de gastronomia e degustação de vinhos e de outras bebidas tais como água e cerveja entre quitutes lusos já conhecidos e curiosidades da culinária portuguesa.

Entre os produtos, o uso culinário de uma pedra que quando aquecida é capaz de cozinhar os alimentos sem a necessidade de temperá-los com sal, porque a própria pedra salga na porção adequada. Ela Extraída da mina de salgema da região de Algarve.

Ainda, durante o evento, a companhia de energia portuguesa, EDP, montou um estande para receber inscrições de empresas que têm projetos de inovação de energia renovável. Para o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, o evento foi uma chance de apresentar a “identidade [portuguesa] que não se esgota nas referências tradicionais históricas que o Brasil tem de Portugal”.

O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, classificou de “excelente” o momento atual das relações de seu país com o Brasil e que a participação na Virada Cultural ajuda a impulsionar ainda mais os negócios. “Esses eventos servem para atualizar as imagens que o Brasil tem de Portugal e também da que os portugueses têm do Brasil”, disse.

Segundo ele, o Brasil é o parceiro comercial mais importante fora da União Europeia, com uma balança comercial em torno de 2 bilhões de euros, em 2014, quando, pela primeira vez, os negócios foram mais favoráveis a Portugal. “O Brasil é o terceiro emissor de turistas em Portugal”, apontou ele, citando que além do turismo, vem sendo dinamizado outros setores o da energia e das comunicações.

Do lado do entretenimento, um dos grandes nomes da música portuguesa a se apresentar na tarde de hoje (21), foi a fadista Carminho. Ela é filha da também fadista Teresa Siqueira, considerada uma das maiores artistas contemporâneas que mistura o fado com outros gêneros musicais como o folk, jazz, música pop e rock.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário