one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Exposição une arte e tecnologia para homenager o Rio com poema multimídia

Criado em 09/07/15 23h52 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Arte e tecnologia se associam em uma exposição aberta ao público hoje (9), no Espaço Cultural da Coppe, e que também marca o início de uma cooperação interdisciplinar entre duas áreas bem distintas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): as letras e artes e a engenharia. Palavrio exibe um poema-instalação interativo que homenageia a cidade do Rio de Janeiro pelos seus 450 anos de fundação.

Por meio de um conjunto de softwares e sensores, o visitante é levado a uma imersão ao som de palavras terminadas nas letras R, I e O. A obra é de autoria do poeta, designer gráfico e produtor de mídia interativa André Vallias, que para desenvolver o projeto entrevistou pessoas de várias regiões do Rio de Janeiro e de seu entorno, com o objetivo de refletir a diversidade cultural da cidade.

São 64 palavras que se sucedem na instalação, com as imagens projetadas no fundo de um corredor e verbalizadas cada qual por uma pessoa. À proporção que o visitante caminha em direção ao fundo do corredor, a animação desacelera, permitindo a identificação visual e sonora das palavras. No fim, uma delas é selecionada, dando acesso a um verbete e a um mapa com indicação do local de moradia da pessoa que disse a palavra.

“Eu já tinha a ideia de um poema com essa concepção. O diferencial foi a sinergia com a equipe da Coppe, sem a qual não conseguiria chegar ao resultado pretendido”, disse Vallias, que já fez apresentações multimídia de outros poemas de sua autoria. Palavrio é um desdobramento de uma obra anterior sua, Oratorio – Encantação pelo Rio, agraciada com o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

A curadoria é da professora Heloisa Buarque de Hollanda, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc), vinculado à Faculdade de Letras da UFRJ. Autora de antologias que revelaram ao público as novas gerações de poetas brasileiros, Heloisa tem se dedicado nos últimos anos à discussão sobre o impacto das novas tecnologias digitais na produção e no consumo culturais. 

“As letras estão pegando uma carona na tecnologia, numa parceria muito produtiva”, disse a professora, que aposta na colaboração entre o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), da Coppe, e o Pacc. Ela comemora como um dos resultados desse trabalho conjunto o livro-aplicativo (aplibook) Poesia, lançado hoje, e reúne obras de dez autores, cinco novos e quatro estabelecidos, entre eles Ferreira Gullar, um dos mais importantes poetas brasileiros.

Para o coordenador do Lamce, o professor da Coppe Luiz Landau, a exposição inaugurada nesta quinta-feira é apenas a primeira de uma série de intervenções unindo arte e tecnologia. “Na Coppe, nós desenvolvemos tecnologias que podem ser aplicadas à arte. Por outro lado, os artistas contemporâneos usam a tecnologia para criar seus trabalhos. A ideia é trazer esses artistas aqui para fazer uma residência, e usar nossos laboratórios como experimento para que desenvolvam suas criações”, explicou.

Segundo Landau, já foram iniciados entendimentos com as curadorias do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu do Amanhã, que deverá ser inaugurado até o fim do ano na zona portuária da cidade, para que as exposições, uma vez iniciadas na Coppe, ganhem outros espaços.

Palavrio pode ser visitada até outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, com entrada franca. O Espaço Coppe fica entre os blocos C e D do Centro de Tecnologia da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão, na zona norte do Rio.

 

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário