one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas reúne 18 etnias no Rio

Criado em 09/08/15 15h17 e atualizado em 09/08/15 15h56
Por Akemi Nitahara Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Uma centena de indígenas, de 18 etnias brasileiras, passa o dia de hoje (9) no Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio, em um evento que comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído em 1994 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até as 17h, o visitante pode conferir as apresentações de canto e dança, exposição fotográfica, contação de história e mostra de filmes etnográficos, além de fazer pintura corporal e adquirir peças artesanais.

Festa no Parque Lage reúne representantes de 18 etnias

Festa no Parque Lage reúne representantes de 18 etnias indígenasFoto; Repórer Akemi Nitahara/Agência Brasil

O evento foi aberto às 10h com a apresentação de crianças guaranis de Itaipuaçu, município de Maricá, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O cacique Carlos Tukano, presidente da Associação Indígena Aldeia Maracanã, parceira da Secretaria de Estado de Cultura no evento, explicou que o objetivo é mostrar a cultura rica e viva dos povos indígenas.

“A gente vem justamente para mostrar o lado cultural, o lado didático para as crianças e os adultos que não conhecem o que que é o índio no Brasil, o que é a cultura indígena no Brasil. Muitas vezes, a maior parte da sociedade desconhece a realidade dos povos indígenas", disse o cacique. Para ele, é preciso haver mais disciplinas nas escolas para mostrar a cultura dos povos indígenas.

De acordo com a gerente de Identidades Culturais da Secretaria de Cultura, Daiane Ramos, no ano passado, o evento atraiu 8 mil pessoas ao Parque Lage, o que deve se repetir hoje. Para ela, é importante marcar também o dia 9 de agosto, além do 19 de abril, como uma data fundamental para celebrar a cultura indígena, em uma comemoração mundial, para levar conhecimento a quem normalmente não tem contato com a riqueza étnica brasileira.

“A ideia é sempre difundir, colocar [a cultura indígena] em espaços de visibilidade como este. A população que não conhece as aldeias não tem a percepção de que a cultura indígena não se encerrou, que ela continua viva, vibrante e continua acontecendo dia após dia. Quando se tem acesso a uma coisa que se imagina no passado, mas que, na verdade, está presente do seu lado, tem um canto e uma dança super vivos, isso cria laços, cria vínculos e gera respeito”, afirmou Daiane.

Frequentador do Parque Lage, o treinador de cavalos de corrida Túlio Penelas, soube com antecedência do evento e resolveu levar o filho de 3 anos para conhecer de perto um pouco da cultura indígena. “Durante a semana, vim e sabia que ia acontecer. Meu filho achava que não existia índio mais. Então, eu disse que existe, sim, e trouxe ele para conhecer. Essa terra aqui era deles, então é importante as crianças conhecerem a cultura indígena.”

Rádio transmite festa online

O Dia Internacional dos Povos Indígenas também ganhou programação especial da Rádio Yandê, que está transmitindo do local. Colocada no ar há dois anos, depois de três anos de planejamento, a Yandê é transmitida pela internet e alcança cerca de 150 mil ouvintes atualmente. Formado em marketing e gestão, o radialista Anápuáka Muniz Tupinambá Ha-ha-hãe, um dos coordenadores da rádio online, explica que o objetivo do veículo é criar mecanismos alternativos de comunicação para os povos indígenas.

Rádio Yandê faz transmissão online de toda a celebração

Bo Parque Lage, a Rádio Yandê transmite toda a celebração onlineFoto: Repórter Akemi Nitahara/Agência Brasil

“Com amigos e parceiros, desenvolvemos um conceito chamado etnomídia indígena, que é o respeito à cultura indígena, com a apropriação da melhor ferramenta e com total flexibilidade. Então, o que funciona para o povo Tupinambá não funciona para um Kaingang – cada um se apropria da melhor ferramenta como a sua própria cultura e, como ela é diversa, a ferramenta também é diversa, como é a cultura”, explicou o radialista.

Segundo Anápuáka, a Yandê tem parceria com indígenas das Américas Latina e Central, dos Estados Unidos e do Canadá. “Temos um diálogo de troca de conteúdos. Eles enviam para nós e nós traduzimos em inglês e espanhol e enviamos para eles.” O conteúdo é produzido pelos três coordenadores, pelas aldeias e também por parceiros.

“A programação é diversa, mas chega a 18 horas de música diária, funciona 24 horas online”, informou Anápuáka. Ele disse que o trabalho chega a todos os cantos do Brasil e do mundo, graças à tecnologia de que disponibilizamos também aplicativo para os sistemas iOS, Android e Windows.

“A gente consegue trabalhar com tecnologia de download de 32k. Então, qualquer smartphone com uma baixa conexão consegue ouvir nossa rádio em qualquer parte do mundo. Um chip pré-pago consegue dar conexão para que se ouça a rádio no celular. Como hoje no país nós temos muito mais celulares conectados do que PCs e notebooks, pensamos nessa questão três anos atrás como conceito de apropriação. Hoje a gente ocupa todo o território nacional. Não tem estado e não tem etnia hoje no país que, em algum momento, não tenha ouvido a Rádio Yandê”.

A sede da Rádio Yandê (http://radioyande.com/) fica na Associação Indígena Aldeia Maracanã, no Estácio, zona norte do Rio. Além de Anápuáka, trabalham diretamente no projeto a jornalista Renata Tupinambá e o publicitário Denilson Baniwa, além de correspondentes em Brasília, Mato Grosso do Sul e São Paulo e 27 colaboradores no Brasil inteiro que enviam conteúdos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário