one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Crimeia atrai turismo com festival de jazz até domingo

Criado em 28/08/15 17h20 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Karina Cardoso, enviada especial da Rádio Nacional FM Brasília Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro da República da Crimeia, Sergey Aksenov, não se pronunciou hoje (28), durante a  conferência de abertura do Koktebel Jazz Party, sobre a instabilidade política que envolve a península desde sua incorporação à Rússia, em março do ano passado.

Aksenov apenas ressaltou que a Crimeia não está em situação de violência e que festivais como o de Koktebel são fundamentais para atrair o turismo e transformar a república autônoma em referência cultural da Rússia.

“As autoridades da República apoiam plenamente este festival, que é de grande importância para a Crimeia. Não tenho dúvida de sua utilidade para o nosso turismo. Além disso, permite que artistas possam mostrar o seu trabalho”, ressaltou o primeiro-ministro.

Em 16 de março do ano passado, 93% da população decidiram, por meio de referendo, a separação da Crimeia da Ucrânia e a consequente integração da península à Rússia. Após o referendo, os legisladores da Crimeia votaram formalmente a separação da Ucrânia e o pedido para fazer parte da Federação Russa. A legitimidade da votação, no entanto, foi rejeitada pelo governo ucraniano e por parte da comunidade internacional.

Apesar das questões políticas, durante a conferência, o primeiro-ministro Acksenov falou apenas sobre a importância do festival internacional para a cultura da Crimeia e disse que apoia “o trabalho e o desenvolvimento de instituições de ensino de música na Crimeia, sobretudo do jazz”.

Desde a reunificação, a Crimeia tem se tornado um dos destinos mais populares para os turistas russos, satisfeitos com a atual situação da península. O Koktebel Jazz Party vai até domingo (30) e reúne importantes nomes do jazz e do blues clássico e contemporâneo.

Origem do festival

O Koktebel Jazz Festival começou em 2003 na tentativa de reviver o status de Koktebel como o centro cultural da região. Com o slogan "Jazz dos Cinco Continentes", o festival propõe unir todo o mundo por meio da música. O festival já recebeu apresentações de artistas como De-Phazz, Stanley Clarke, Billy Cobham, Nino Katamadze e Us3.

Neste ano, entre as atrações estão o saxofonista russo Igor Butman, o trompetista cubano e radicado nos Estados Unidos Arturo Sandoval, o saxofonista americano Gary Bartz, a banda alemã De-Phazz, e o guitarrista inglês Will Johns, entre outros.

Ao lado de nomes conhecidos, o festival também dá espaço a jovens grupos que são escolhidos por meio de votação do público para se apresentarem do evento.


* A repórter viajou a convite da Agência de Notícias da Rússia (Rossiya Segodnya International Information Agency)

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário