one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Evento exalta matrizes indígenas em Brasília

Criado em 23/10/15 14h49 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Ana Lúcia Caldas Fonte:Radioagência Nacional

Para divulgar a diversidade cultural dos povos indígenas, na próxima segunda-feira (26) a Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, o Moitará, um programa de trocas culturais que exalta as matrizes indígenas brasileiras. Serão três meses de atividades.
 
O presidente da Funarte, Francisco Bosco, fala que a ideia é vitalizar o espaço. “O programa Moitará tem o objetivo de fortalecer o Memorial dos Povos Indígenas em Brasília, desenhado pelo Niemeyer, atualmente sob a direção de uma liderança indígena muito importante, que é o Alvaro Tukano. A ideia é a gente vitalizar o espaço.”

Francisco Bosco conta que o Memorial dos Povos Indígenas vai ser ocupado com uma programação artística diversificada.“ Vai ter uma instalação sonora de um artista contemporâneo com cantos de povos indígenas, pinturas corporais, rituais indígenas, lançamentos de livros e escritores, para que a gente consiga tornar o memorial um lugar de referência para a difusão das culturas dos povos indígenas no Brasil.“
 
Para o diretor do Memorial, Álvaro Tukano as tradições indígenas têm que ser conhecidas: "É preciso continuar essa luta praticando as tradições que nós temos. Essa é a missão nossa, de colocar o museu em dia dando informações corretas sobre nossos povos.”
 
E o Memorial dos Povos Indígenas já está no clima do Moitará. Nas paredes externas, a pintura branca deu lugar, provisoriamente, a uma tradicional pintura tradicional em aldeias do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. Tukano explica: "Para ter uma nova vida, é preciso ter muita força espiritual. Chamei os artistas do Xingu para colorir, dar umas mensagens."
 
A programação é grátis e toda quinta-feira haverá ocupação artísticas. Quem quiser saber um pouco mais basta acessar o site da Funarte ou a página do programa Moitará no Facebook.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário