one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Panorama expõe esculturas antigas produzidas no território onde hoje é o Brasil

Criado em 11/10/15 14h07 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Bruno Bocchini Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

O 34º Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo apresenta ao público, até o dia 18 de dezembro, as primeiras esculturas de que se tem notícia feitas no território onde hoje está o Brasil. As obras foram produzidas entre 4 mil e mil anos AC (antes de Cristo).

Escultura Ave, peça lítica da coleção do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, exposta no 34 Panorama da Arte Brasileira

Escultura Ave, peça lítica da coleção do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, exposta no 34º Panorama da Arte BrasileiraRomulo Fialdini/Divulgação/Direitos Reservados 

As esculturas pré-históricas foram encontradas em uma faixa que se estende de onde hoje é o sudeste do Brasil até o Uruguai. As cerca de 60 obras em pedra polida serão exibidas pela primeira vez numa grande exposição. “As preciosidades da nossa remota antiguidade são de indiscutível perícia técnica, inventividade formal e coesão estilística e cultural”, disse a curadora do Panorama, Aracy Amaral.

As peças pré-históricas que estão expostas tinham utilidade religiosa e de ritual, e foram encontradas em sambaquis – morros artificiais feitos de conchas – construídos há milhares de anos por populações costeiras chamadas de povos sambaquieiros.

A maior parte das peças são de rochas magmáticas, chamadas de diabásios, e foram produzidas por polimento e lascamento, trabalhadas com ajuda de água e areia e, por vezes, afiadas em pedras abrasivas.

Junto com as esculturas pré-históricas, estão expostas obras de seis artistas contemporâneos: Berna Reale, Cao Guimarães, Cildo Meireles, Erika Verzutti, Miguel Rio Branco e Pitágoras Lopes. A ideia é que os trabalhos de hoje dialoguem com as peças antigas.

O 34º Panorama da Arte Brasileira - da Pedra da Terra Daqui, mostra bienal do MAM,  fica em cartaz até 18 de dezembro, e tem curadoria de Aracy Amaral, curadoria adjunta de Paulo Miyada e consultoria do arqueólogo André Prous.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo fica no Parque do Ibirapuera e funciona de terça a domingo das 10h às 17h30.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário