one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Consciência negra: atrizes interpretam textos de consagradas autoras afro-brasileiras

Criado em 14/11/16 16h32 e atualizado em 14/11/16 17h29

Nesta quarta-feira, 16 de novembro, às 20h30, a TV Brasil exibe o especial "Um abraço Negro". O programa traz uma reflexão sobre a herança africana no Brasil e homenageia a Semana da Consciência Negra.

O coletivo de atrizes As Bititas esteve presente nos estúdios da TV Brasil para a gravação do especial televisivo e a atriz Andreia Lugli gravou o monólogo do texto "Mulher Preta" de Elaine Cristina Marcelina. O poema é parte do livro Mulheres Incríveis, confira:

 

Rogéria Cardeal que também faz parte do coletivo interpreta o texto "E eu não sou mulher?" da escritora Conceição Evaristo. A autora do texto que é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense teve que conciliar os estudos trabalhando como empregada doméstica, até concluir o curso normal, em 1971, já aos 25 anos.

 

Ainda do coletivo As Bititas, atriz Lu Varello interpreta texto extraído do livro que deu origem ao nome do coletivo "Diário de Bitita" de Maria Carolina de Jesus, ícone da literatura negra e feminista brasileira que, entre outros, também escreveu o best-seller Quarto de despejo, lançado em 1960 e traduzido para mais de 13 idiomas.  Lu ainda canta trecho de "Feeling Good" da cantora e compositora norte-americana Nina Simone:

 

 


O programa "Abraço Negro" abordará as experiências de profissionais afrodescendentes discutindo não apenas a importância da cultura afro-brasileira na construção da nação e da cultura brasileira, mas também temas como a herança da escravidão e a permanência da discriminação racial e a importâncoa de se afirmar as identidades de oriogem africana e o seu lugar na sociedade.

No programa, a apresentadora e jornalista da TV Brasil Luciana Barreto conversará com  a cineasta e teatróloga Lelette Coutto, coordenadora da Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Igualdade Racial (Cepir), da Prefeitura do Rio de Janeiro. Lelette também é diretora do espetáculo Mulheres de Raça Mulheres Incríveis com o Coletivo As Bititas da qual conferimos as performances acima.
 

Ainda presentes no programa estarão a pedagoga, atriz e produtora Jana Guinond, o cantor e compositor Mombaça, a bailarina e advogada Carol Pires, o músico, cantor e compositor Carlos Negreiros, a advogada, professora e médica Berenice Aguiar e  Renata Moraes, produtora e criadora da Crespinhos S.A.

Maiores informações e o programa na íntegra após a exibições podem ser encontradas aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário