one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Elikia M'Bokolo

Imagem:

Compartilhar:

Elikia M'Bokolo fala sobre legados civilizatórios da África e produção de novos conhecimentos

Criado em 17/10/12 12h32 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por EBC Fonte:EBC

Elikia M'Bokolo
Elikia M'Bokolo, historiador e presidente do Comitê da Unesco.

O historiador Elikia M'Bokolo, natural do Congo, lembrou que os oito volumes da coleção da Unesco levaram perto de 30 anos para serem acabados. Trata-se de uma obra coletiva, que conseguiu aproximar historiadores de diversas nações e, por isso, é também uma obra mundial sob a direção dos africanos.

Bokolo conta que a publicação foi resultado de uma militância cultural, política e social. Essa conquista está relacionada ao que alguns autores chamam de Renascimento Africano. E para não  lidar com o racismo respondendo com argumentos racistas, o historiador conta que a estratégia  foi basear a pesquisa na ciência, ao invés de responder ao preconceito com argumentos contestáveis.

Elikia M'Bokolo destaca as principais características da obra: a pluridisciplinaridade;  a  abordagem continental, que integra o que os africanos fizeram no mundo; e o fato de que a história é contada a partir da África, e não fora dela. “São os africanos que fizeram e estão a fazer sua própria história”, defende.

Confira o discurso de Elikia M'Bokolo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário