one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de três meses após o início do movimento de greve, a Universidade de Brasília decide retomar as atividades. Na foto, corredores da UnB no primeiro semestre de 2012

Imagem:

Compartilhar:

UnB publica novo edital do vestibular 2013 para atender Lei de Cotas

Criado em 22/10/12 16h02 e atualizado em 22/10/12 16h20
Por UnB Agência

Com o fim da greve, aulas são retomadas na UnB
UnB republica edital do vestibular adaptado à nova Lei de Cotas (Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

A Universidade de Brasília  (UnB) divulgou na sexta-feira o novo edital do Vestibular 2013, adaptado às regras da Lei de Cotas. São 2.092 vagas em 96 cursos de graduação distribuídos nos quatro campi da universidade (Asa Norte, Gama, Planaltina e Ceilândia). O processo seletivo já leva em conta a nova legislação, reservando 14,5% das vagas (305 no total) para alunos de escolas públicas, número maior que o esperado por causa dos arredondamentos exigidos pela legislação. Além disso, está mantido o sistema da instituição que destina 20% das vagas (421) para candidatos negros. As inscrições serão abertas na próxima sexta-feira, 26 de outubro, e se encerram no dia 9 de novembro. Provas acontecem nos dias 12 e 13 de janeiro de 2013.

De acordo com a Lei de Cotas, metade das vagas destinadas aos estudantes de escolas públicas será ofertada para aqueles que além de terem estudado com colégios públicos tem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, ou seja, R$ 933 para cada membro da família. A outra metade irá para alunos com renda familiar superior a esse valor. Nos dois casos, será dada prioridade aos candidatos pretos, pardos e índios, em um percentual mínimo que corresponde ao da soma de negros, pardos e indígenas com base no último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Distrito Federal, a soma de pretos, pardos e indígenas equivale a 56,19% da população.

Entenda a Lei de Cotas

Seguindo esta exigência legal, e de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, das vagas da UnB reservadas a alunos de escolas públicas, 292 serão destinadas a candidatos negros, pardos e índigenas e 13 para os brancos, amarelos e outros. Isso acontece porque em um curso onde há apenas duas vagas reservadas para a Lei de Cotas, pelo menos 56,19% deve ir para negros, pardos e índios.

Consulte o edital completo aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário