one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Olimpíada do Conhecimento vai reunir estudantes de cursos técnicos profissionalizantes

Imagem:

Compartilhar:

Olimpíada do Conhecimento vai testar habilidades de alunos de cursos profissionalizantes

Criado em 06/11/12 19h28 e atualizado em 06/11/12 19h36
Por Portal EBC

As olimpíadas escolares que testam o conhecimento de estudantes em diferentes disciplinas  – matemática, física, português – viraram uma febre em todo país. A cada ano aumenta o número de eventos e de alunos interessados. Na próxima semana, São Paulo vai receber mais de 600 estudantes para uma competição diferente que vai testar as habilidades de cada um deles para o mercado de trabalho. Esse é o mote da 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorrerá de 12 a 18 de novembro, no Anhembi. Os competidores são 638 alunos de cursos técnicos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As provas da Olimpíada do Conhecimento são elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos. Os competidores terão que resolver situações-problema semelhantes às que enfrentariam no ambiente real. Ao todo, 54 profissões serão “testadas” pelos estudantes: 50 delas na área industrial e quatro no setor do comércio e serviço. Entre elas mecatrônica, robótica móvel, marcenaria, confecção de calçados, jardinagem, joalheria, confecção de roupa, confeitaria, mecânica de automóveis, panificação, tornearia e design gráfico. Os competidores serão avaliados em uma série de quesitos e vence quem tiver a maior pontuação.

Veja o depoimento da Caroline Armendaris, do Rio Grande Sul, que competirá na modalidade cabeleireiro

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para chegar na olimpíada, os estudantes passaram por outras competições semelhantes em nível estadual e municipal. Outra exigência é ter  no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área. 

Entre os competidores, 37 são alunos com deficiência que disputam medalhas em quatro ocupações industriais: panificação para competidores com síndrome de Down, tecnologia da informação para deficientes visuais, mecânica de autos para cadeirantes e costura industrial para surdos.  

Veja o depoimento da Vaness Carina, de Joinville (SC), que compete na modalidade panificação para portadores de síndrome de Down

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A Olimpíada do Conhecimento ocorre a cada dois anos e é por meio dela que são selecionados os jovens que vão representar o Brasil no WorldSkills, o maior torneio mundial de profissões. Em 2013, a competição será em Leipzig, na Alemanha. Na última edição do WorldSkills, realizada em Londres (Inglaterra) em outubro de 2011, os alunos brasileiros ficaram em segundo lugar no quadro geral de medalhas – foram seis de ouro, três de prata e duas de bronze. A meta é repetir o bom desempenho na Alemanha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário