one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cotas

Imagem:

Compartilhar:

Lei de Cotas sai da gaveta e começa a valer em 2013

Criado em 10/12/12 15h03 e atualizado em 21/12/12 19h21
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

USP volta a discutir inclusão de cotas raciais em seu vestibular
Nova lei já terá prazo de implantação de quatro anos

O projeto de lei  tramitava no Congresso Nacional desde 2008, mas foi finalmente desengavetado em 2012. A nova Lei de Cotas promete mudar a composição das universidades federais brasileiras no prazo de dez anos. No primeiro ano de vigência da lei, pelo menos 12,5% das vagas oferecidas – seja por meio do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – deverão ser destinadas a ex-alunos de escolas públicas, com prioridade para os candidatos de baixa renda, negros e índios.

Sancionado em 29 de agosto pela presidenta Dilma, o projeto levantou muitas dúvidas sobre como seria a sua aplicação na prática, por isso foi editada uma regulamentação detalhando melhor as novas regras. A lei prevê que as instituições federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. A lei determina ainda que metade das vagas reservadas às cotas sociais – ou seja 25% do total da oferta – sejam preenchidas por alunos que venham de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita. As instituições têm quatro anos para se adequar à norma.

Entenda a Lei de Cotas

Comemorada pelo movimento negro e por entidades da área da educação, a lei ainda provoca polêmica. As escolas particulares ameçaram ir à justiça contra as novas regras. Mesmo entre os reitores das universidades federais, há quem duvide da eficácia da norma. Na Universidade Federal Fluminense (UFF), decidiu-se criar uma 'subcota' de 10% das vagas paras alunos das redes municipais, com medo de que as cotas beneficiem exclusivamente alunos da “elite” da escola pública, como os colégios militares e os de aplicação, vinculados às universidades. Na avaliação do reitor da UFF, Roberto Salles a lei é um retrocesso”.

A Lei de Cotas pode aumentar o preconceito? Assista

 

Por outro lado, as universidades estaduais paulistas, mesmo não sendo obrigadas por lei à instituir as cotas, já começam a discutir mecanismos de inclusão mais efetivos de inclusão, como a criação de cotas racias. Mas o desafio não se encerra com o estabelecimento de ações afirmativas:  a partir da inclusão dos alunos negros e pobres nas universidades públicas, é necessário garantir a permanência. O Ministério da Educação (MEC) já definiu que os cotistas de baixa renda terão acesso a uma bolsa de estudos e cobra das insituições uma política de acolhimento” a esses alunos.

Para alguns especialistas, mais do que incluir a população mais pobre no ensino superior, a Lei de Cotas pode ter impacto também na escola pública. A expectativa é que a classe média possa tenha interesse em migrar dos colégios particulares para os públicos, de olho na cota, e assim alterar a “composição social” da educação pública. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu que a legislação estimulará "mais empenho" de alunos e professores diante da possibilidade de conseguir uma vaga em uma federal, o que melhoraria a qualidade do ensino.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário