one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Cerca de três mil mulheres camponesas, de vinte e dois estados do Brasil, vão discutir o tema Na Sociedade que a Gente Quer, Basta de Violência contra a Mulher!

Imagem:

Compartilhar:

Capacitação e financiamento dificultam independência da mulher do campo

Criado em 02/07/13 15h08 e atualizado em 02/07/13 15h36
Por Da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas
Outro desafio apontado pelo Movimento de Mulheres Camponesas é elevar o nível da organização das mulheres (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Brasília – Falta de capacitação e financiamento ainda é uma barreira que impede que a mulher tenha independência econômica no campo, disse a representante do Movimento de Mulheres Camponesas, Rosângela Piovizani, ao participar da abertura da Conferência Setorial Nacional de Mulheres Rurais, que ocorre em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), conta com participação de mais de cem mulheres de 30 movimentos sociais femininos.

“É uma luta cotidiana ter de vencer a papelada que esse Estado brasileiro exige da gente para conseguir alguma coisa. Temos que fazer um esforço para que o Estado olhe para as mulheres como capazes de resolver questões importantes e barrar essa burocracia”, disse Rosângela. 

Outro desafio apontado por Rosângela é elevar o nível da organização das mulheres. “Ainda existem muitas mulheres que não participam de movimento algum, que não estão organizadas para reivindicar seus diretos. Atingimos um público muito pequeno ainda”.

Segundo ela, uma das grandes conquistas da trabalhadora do campo é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Por esse programa, a mulher que trabalha na agricultura pode fazer um financiamento para pagar em até dez anos. Para a diretora de Política para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, infelizmente muitas mulheres ainda não conseguem obter esse tipo de crédito.

“Precisamos qualificar os procedimentos e os instrumentos que operacionalizam as políticas públicas para que, de fato, consigamos chegar às mulheres rurais”, disse.

O evento é uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário prevista para outubro.

 

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário