one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A pré-escola passa a ser etapa escolar obrigatória a partir de 2016

Imagem:

Compartilhar:

É preciso olhar “com generosidade” municípios com os piores IDHM, diz Mercadante

Criado em 29/07/13 17h55 e atualizado em 29/07/13 18h21
Por Luana Lourenço Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (29) que é preciso “olhar com mais atenção e mais generosidade” a situação dos municípios que tiveram os piores resultados no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 2010, divulgado hoje (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O IDHM varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano do município. Segundo o ministro, mesmo as cidades que têm IDHM considerado muito baixo, entre 0 e 0,49, tiveram evolução nos indicadores de educação, saúde e renda nos últimos anos. “A gente tem que olhar de onde elas partiram, porque a disparidade ainda é muito grande no Brasil. Mas mesmo as [cidades] que estão longe do que é o nosso ideal estão evoluindo de forma impressionante e isso precisa ser registrado”, avaliou o ministro ao comentar os dados do Pnud.

Leia também:

O ministro citou o exemplo do município de Melgaço, no Pará, que tem o pior IDHM do Brasil, segundo o Pnud: 0,418. A cidade, segundo Mercadante, registrou melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos últimos seis anos, está inserida no Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa e ampliou investimento na construção de escolas, creches e quadras poliesportivas. “Até o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] eu fui olhar. No Enem em 2008 só tinha 88 jovens inscritos, hoje são 527”, comparou.

Diante dos dados do Pnud, a prioridade, segundo Mercadante, é continuar reduzindo as desigualdades e não olhar apenas para os municípios com melhores resultados. “Essa deve ser a nossa prioridade: diminuir a desigualdade regional, a desigualdade entre os municípios, a disparidade. E não olhar só para quem está em cima. Mas olhar com mais atenção, com mais generosidade, um pouco mais a fundo, também quem está embaixo”, ponderou.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário