one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sala de aula

Imagem:

Compartilhar:

Programa da São Paulo é primeiro passo para melhorar ensino, avalia Todos pela Educação

Criado em 15/08/13 20h43 e atualizado em 16/08/13 09h28
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

 

São Paulo – O movimento Todos pela Educação avalia que o Programa Mais Educação São Paulo, lançado hoje (15) pela prefeitura paulistana, é a primeira etapa de uma ação em busca de melhorias na qualidade da educação municipal.

“Tudo o que foi lançado hoje é uma primeira arrumação. Não se tem ainda uma ação que realmente vá fazer com que o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] de São Paulo melhore na medida em que ele precisa melhorar. O desafio de atingir a meta do Ideb da cidade de São Paulo é enorme. Entendo que esta é uma primeira etapa de reforma e que outras estão por vir”, disse a diretora executiva da organização não governamental (ONG), Priscila Cruz, em entrevista à Agência Brasil.

O programa prevê a reorganização curricular e administrativa no sistema educacional da cidade. Entre as mudanças propostas estão a divisão dos nove anos do ensino fundamental em três ciclos: de Alfabetização (1º ao 3º), interdisciplinar (4º ao 6º) e autoral (7º ao 9º). Atualmente, a divisão é em dois ciclos – do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. O programa permite ainda a reprovação do aluno caso não haja aproveitamento já nos primeiros anos do ciclo.

Para Priscila, a divisão do ensino fundamental em ciclos é um dos pontos positivos do programa. “O ensino fundamental, considerando-se os dois ciclos, é um período que acompanha uma mudança muito grande [da vida] do aluno. Ele entra criança, com 6 anos, e sai um jovem, com 14 anos. Tentar organizar a escola, de forma a acompanhar também essas mudanças de vida, é positivo. Ter um ciclo intermediário pode dar muito resultado para amenizar o efeito da transição abrupta entre o fundamental 1 [1º ao 5º ano] e o fundamental 2 [1º ao 5º ano]”, ressaltou.

Além de eliminar a aprovação automática, o modelo proposto pela prefeitura determina que sejam feitas avaliações bimestrais e promove a volta dos boletins com notas de 0 a 10, relatórios de acompanhamento e lição de casa regularmente. “O boletim é uma boa ferramenta, inclusive de comunicação e engajamento das famílias. Ainda existe muita resistência das famílias em participar do cotidiano escolar de seus filhos, tal como ir para a escola ou a reuniões. Então, qualquer ponte que se faça com a família é positivo”, destacou a diretora executiva.

Para Priscila, o programa da prefeitura ainda precisa avançar, propondo políticas diferenciadas para ambientes escolares distintos, principalmente em uma cidade como São Paulo, que é muito desigual. “Se realmente queremos que os alunos tenham seu direito à aprendizagem plenamente efetivado, é preciso haver políticas diferenciadas a partir do contexto. Medidas únicas, que servem da mesma forma para todas as escolas independentemente do contexto e dos alunos que a frequentam, em geral não têm tanto resultado”, disse.

Por meio de nota publicada em seu site, o Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Simpeem) lamentou não ter sido consultado para a elaboração do documento. “O documento, elaborado por técnicos, foi apresentado sem considerar a opinião dos profissionais de educação, que estão envolvidos no processo de ensino/aprendizagem”, disse. O sindicato informou que já está analisando o documento para iniciar os debates sobre o programa com a categoria.

Antes de ser aplicado nas escolas paulistanas, os conceitos da reformulação do programa estão disponíveis para consulta pública, até o dia 15 de setembro, por meio do site http://www.maiseducacaosaopaulo.com.br.

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário