one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudante postou na rede social Instagram, uma foto do Cartão de Respostas do Enem

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como é calculada a pontuação no Enem

Criado em 27/10/13 13h35 e atualizado em 03/01/14 23h56
Por Portal EBC

MEC divulga resultado do ENEM 2013

Foto de Cartão de  Respostas do Enem
Avaliação dos candidatos é feita com a Teoria da Resposta ao Item, por isso não é possível saber sua nota apenas pelo número de itens certos (Foto: Reprodução/Instagram)

Confira os gabaritos oficiais do ENEM 2013


A metodologia de correção utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo estatístico, o valor de cada uma das questões vai variar de acordo com o percentual de acertos e erros de estudantes naquele item. Ou seja: um item que teve alto índice de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos na composição da nota final. Já o estudante que acertar uma questão que teve um alto índice de erros ganhará mais pontos pelo item.

Por essa razão, não é possível calcular qual foi a sua nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota o nível de dificuldade de cada questão. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Leia também:
Como é corrigida a redação do Enem

Também não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo: se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.

Esse cálculo complexo é feito pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e os resultados finais serão divulgados em 28 de dezembro. Diferentemente dos vestibulares tradicionais, no Enem não existe uma pontuação máxima e mínima que o participante pode atingir - com exceção da redação, que não é corrigida pela TRI e cuja nota varia de 0 a 1000.

Para saber se foi bem na prova, o estudante deverá comparar seu desempenho em uma escala construída pelo Inep com as notas mínimas e máximas obtidas pelos participantes. Essa escala só será divulgada junto com os resultados finais. Em 2012, as notas dos candidatos em ciências humanas variaram entre 295,6 e 874,9 pontos. Na prova de ciências da natureza, a nota máxima foi 864,9 e a mínima 303,1. Em matemática, a pontuação mínima foi 277,2 e a máxima 955,2. Em linguagens, a nota mais alta foi 817,9 pontos e a menor 295,2 pontos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário