one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes da USP ocupam o prédio da Reitoria desde a tarde de ontem (1°). O objetivo da ocupação é pressionar pela aprovação da eleição direta para os cargos de reitor e de vice-reitor

Imagem:

Compartilhar:

Estudantes ocupam reitoria da USP em protesto por eleições diretas

Criado em 02/10/13 11h34 e atualizado em 02/10/13 13h18
Por Fernanda Cruz Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Ocupação da reitoria da USP
Estudantes da USP ocupam o prédio da Reitoria desde a tarde de ontem (1°). O objetivo da ocupação é pressionar pela aprovação da eleição direta para os cargos de reitor e de vice-reitor (Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo – Um grupo de alunos ocupa a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) desde à tarde de ontem (1º), em protesto por eleições diretas para reitor, votação paritária entre as três categorias (alunos, funcionários e professores) e fim da lista tríplice, que confere ao governador a escolha entre os três candidatos o primeiro colocado.

Segundo Gustavo Rego, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE)  a reivindicação para eleições diretas é uma queixa antiga do movimento estudantil. “A USP é uma das únicas universidades do país que não tem mecanismo de consulta direta à comunidade para definir o reitor”, criticou.

Os estudantes reclamam que, pelo atual modelo de eleições, menos de 1% da comunidade universitária participa da escolha para reitor. “Nós queremos que a universidade tenha total autonomia para que não aconteça como ocorreu  nesta atual gestão, na qual o segundo colocado foi nomeado reitor”, disse ele. “Esse é um modelo de eleição para reitor que não leva em conta nenhum princípio democrático, a única coisa que se leva em conta são os acertos políticos dentro da elite política universitária”, acrescentou.

Por meio de Nota, a universidade informou que o Conselho Universitário definiu ontem (1º) que o sistema de escolha para reitor deixa de ser feito em dois turnos, e passa a ter somente um turno. Os candidatos a reitor e a vice-reitor também precisarão fazer uma inscrição prévia de suas candidaturas, além de uma consulta à comunidade universitária.

Gustavo disse que as mudanças não atendem às demandas dos estudantes. Eles disseram que vão permanecer na reitoria até que as reivindicações sejam atendidas, acrescentou.

Edição: Valéria Aguiar

Confira galeria de fotos da ocupação:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário