one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Os profissionais da rede municipal de ensino realizaram hoje (9/10) assembleia geral da categoria. A plenária discutiu os rumos da greve nas escolas municipais do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Greve dos servidores da educação no Rio vai até o Dia do Professor

Criado em 09/10/13 14h33 e atualizado em 09/10/13 16h25
Por Vinícius Lisboa Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Assembleia geral dos profissionais da rede municipal de ensino do Rio
Rio de Janeiro - Os profissionais da rede municipal de ensino realizaram hoje (9/10) assembleia geral da categoria. A plenária discutiu os rumos da greve nas escolas municipais do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Rio de Janeiro – Em mais uma assembleia do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, os servidores decidiram hoje (9) manter a greve no setor, que já dura 61 dias. Os educadores reivindicam um novo plano de carreiras na rede municipal. A paralisação está garantida pelo menos até 15 de outubro, Dia do Professor, quando deve ser feita nova reunião de professores e funcionários de escolas.

Leia também:

Professores mantêm ocupação do plenário da Câmara de Goiânia

Prefeitura do Rio confirma corte de ponto de professores em greve

Na assembleia de hoje, os grevistas optaram por tirar da pauta de reivindicações a exoneração da secretária de Educação do município, Cláudia Costin. "Esta é uma questão política, e temos coisas mais importantes para reivindicar", justificou uma das coordenadoras do sindicato, Marta Moraes. Ontem (8), o prefeito Eduardo Paes criticou o fato de os manifestantes exigirem a saída da secretária e disse que o movimento tinha se radicalizado e defendia uma pauta irracional.

Além de pedirem a revogação do Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito na semana passada, os educadores reivindicam que seja negociado outro plano.

Outra exigência é que não haja corte de ponto e sim abono dos dias parados. Na segunda-feira (7), a Justiça derrubou uma tentativa de recurso do sindicato contra a liminar obtida pela prefeitura, em 3 de setembro, autorizando o corte do ponto dos profissionais que não forem trabalhar. Ontem, o prefeito confirmou que a Secretaria Municipal de Educação vai proceder dessa forma.

O sindicato também pede melhores condições de trabalho para merendeiras, que passariam a ser consideradas cozinheiras escolares, gozando dos mesmos direitos destas, como a presença de um auxiliar.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, a assembleia de hoje reuniu cerca de 5 mil pessoas no Club Municipal, na Tijuca.
Segundo o sindicato, cerca de 80% dos educadores municipais estão em greve. Ontem, no entanto, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a adesão estava em torno de 10% dos profissionais da rede.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário